Topo

A nova juventude de Roberto Firmino

25/10/2022 15h01

Perto do encerramento de seu contrato no próximo verão europeu e começando esta temporada como quarta ou quinta opção ofensiva de Jurgen Klopp, o brasileiro Roberto Firmino se tornou aos 31 anos o jogador-chave do Liverpool, que enfrentará o Ajax nesta quarta-feira pela Liga dos Campeões. 

Com nove pontos conquistados contra apenas três do Ajax, terceiro do grupo A, garantir a classificação para as oitavas de final parece apenas uma mera formalidade para os Reds, que não se rendem na caça ao Napoli, que tem 12 pontos e ocupa a primeira posição. 

A dura derrota na primeira rodada no estádio dos napolitanos (4-1) torna difícil aspirar a esse primeiro lugar, mesmo que na última rodada da fase de grupos os italianos tenham de visitar Anfield.

Mas se o Liverpool ainda pode acreditar, é em parte graças ao excelente desempenho do brasileiro contra o Rangers (7-1): ele marcou dois gols virando o placar e deu a assistência para fazer 3 a 1. 

Antes de iniciar sua oitava temporada nas margens do rio Mersey, no entanto, Firmino parecia mais uma carta na manga do que um titular. 

A chegada do uruguaio Darwin Núñez para ocupar o centro do ataque, a priori escoltado por Mohamed Salah e o colombiano Luis Díaz, colocou Firmino e o português Diogo Jota como peças de reposição para jogar os minutos restantes.

- Reposicionado para apoiar Núñez -

Mas as circunstâncias jogaram a seu favor, especialmente as lesões de Jota e Diaz recentemente. 

As complicações na adaptação para o uruguaio e sua suspensão de três jogos após um cartão vermelho contra o Crystal Palace, em um jogo em que Firmino nem sequer foi convocado, deram a ele uma nova oportunidade que ele soube aproveitar. 

No jogo seguinte, contra o Bournemouth, Firmino deu três assistências e marcou um gol no primeiro tempo de um histórico 9 a 0 contra o time recém-promovido. 

As tentativas de Klopp de depois mudar para um sistema 4-4-2 ou 4-2-3-1 para apoiar Nunez mostraram que Firmino poderia ser compatível em campo com o uruguaio. 

Foi o que aconteceu contra o Rangers, quando ele deu a Núñez uma bela assistência aumentando assim a vantagem sobre os escoceses. 

O nível decepcionante do Liverpool no campeonato, em que os Reds não passam do 8º lugar, esconde o bom momento do brasileiro, autor de dois gols contra o Brighton (3-3), um gol na derrota para o Arsenal (2-3), que no entanto só deram um ponto à sua equipe.

- "Nunca duvidamos dele" -

Mas mesmo com oito gols e quatro assistências contando todas as competições, em 935 minutos de jogo, Firmino está diretamente envolvido em um gol a cada 78 minutos, índice superior à sua melhor temporada em Anfield, em 2017/2018, com ação decisiva a cada 95 minutos. 

"O mundo do futebol enlouquece por julgar os jogadores por suas estatísticas", protestou Pep Lijnders, assistente técnico de Klopp em entrevista ao The Athletic. "Não se pode medir a qualidade de 'Bobby' por estatísticas." 

"Ele é um falso 9 de classe mundial, um dos melhores de todos os tempos, nunca duvidamos dele. Técnica, coragem, letalidade, ele representa tudo o que somos", acrescentou.

Apesar disso, nenhuma decisão parece ter sido tomada sobre seu futuro e os dois lados parecem determinados a esperar até 2023 para abordá-lo. 

O Liverpool ainda sente os efeitos da saída de Sadio Mané em seu jogo e tem enorme apreço por Firmino, mas está ciente de que o elenco está envelhecendo e que é um dos pontos que podem explicar seus problemas atuais. 

O jogador, por sua vez, sabe que times como Juventus ou Barcelona podem ser um destino se ele deixar a Inglaterra. 

Mas, antes, há objetivos a serem buscados: garantir a vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões na quarta-feira e, sobretudo, assegurar sua presença na convocação do Brasil para a Copa do Mundo do Catar, após sua experiência na Rússia em 2018.

hap/eba/chc/dam/psr/aam

© Agence France-Presse