Topo

Mais um pugilista cubano decide não voltar à ilha

01/11/2022 18h14

O boxeador cubano Osvel Caballero decidiu não retornar ao seu país após uma luta que disputou no México, informou sua equipe, Domadores de Cuba, nesta terça-feira. 

"Alheio às suas obrigações contratuais, Osvel Caballero decidiu não voltar a Cuba depois de lutar pela terceira vez no boxe profissional", disse em sua conta no Facebook a Domadores, franquia que representa as estrelas olímpicas do boxe cubano. "Reiteramos nosso repúdio a indisciplinas como essas, que atropelam o compromisso assumido". 

Caballero, bronze no Mundial de Belgrado-2021 e ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, havia conquistado sua terceira vitória como profissional no fim de semana (3-0, 2 KO), ao derrotar o mexicano Gerson Escobar por nocaute. Escobar em uma luta super pena em Aguascalientes, México. 

Em agosto, Billy Rodríguez também havia desertado no México. Ele mais tarde assinou um contrato profissional com uma conhecida empresa de Miami e agora se chama Billy The Kid. 

Também em julho passado, o campeão olímpico e mundial Andy Cruz, para muitos o melhor boxeador do país, foi expulso do esporte cubano quando foi pego em uma tentativa fracassada de deixar a ilha ilegalmente. 

A grave crise econômica que Cuba vive causou um êxodo maciço nos últimos dois anos, principalmente de jovens. 

Nos esportes de alto rendimento, o número de emigrantes ultrapassa a centena e inclui campeões olímpicos e mundiais como o lutador Ismael Borrero, o canoísta Fernando Dayán, a lançadora de disco Yaimé Pérez e o boxeador Andy Cruz.

str/ma/ol/aam

© Agence France-Presse