Topo

Argentina vence México por 2 a 0 e segue viva na Copa do Catar

26/11/2022 17h58

A Argentina se manteve viva na Copa do Mundo do Catar ao vencer neste sábado o México por 2 a 0, na segunda rodada do Grupo C, graças aos gols de Lionel Messi e Enzo Fernández.

O time argentino se recupera assim da surpreendente derrota na estreia para a Arábia Saudita e agora soma três pontos na chave, superado apenas pela Polônia, líder com quatro pontos.

Na terceira e última rodada, a 'Albiceleste' dependerá só de si para chegar às oitavas de final. Uma vitória sobre os poloneses pode inclusive dar à equipe a liderança do grupo.

Já o México vai precisar obrigatoriamente vencer a Arábia Saudita, e ainda assim terá que acompanhar o que acontece no duelo entre argentinos e poloneses para se classificar para a próxima fase.

Messi foi o protagonista de uma noite em que escreveu mais uma linha em sua lista de recordes: com 21 jogos, alcançou Diego Maradona como o jogador argentino que mais vezes entrou em campo pela Copa do Mundo.

Além disso, ao balançar as redes contra o México, ele também igualou o número de gols de Maradona em Mundiais (oito).

Messi está em sua quinta copa, um recorde que divide com um grupo seleto de nomes, e ao qual se juntou neste sábado o mexicano Andrés Gardado, que teve que ser substituído por um problema físico pouco antes do intervalo.

A Argentina continua sendo uma pedra no sapato do México em Copas do Mundo. Já são quatro jogos entre as equipes no torneio, com quatro vitórias dos argentinos.

- Espetáculo na arquibancada -

A tensão que pairava no ar entre as duas torcidas, as mais numerosas entre as presentes no Catar, ficou ainda mais evidente na entrada das equipes no campo.

A primeira chegada de perigo foi do México, aos 10 minutos de jogo, quando Guardado levantou uma bola que passou perigosamente pela área sem que Néstor Araújo conseguisse chegar para finalizar.

A Argentina também teve sua primeira chance de uma maneira similar, com cruzamento de Gonzalo Montiel que Lautaro Martínez não alcançou por pouco.

Muito marcado pela sólida defesa mexicana armada por seu ex-técnico Gerardo Martino, Messi pouco apareceu no primeiro tempo.

O astro do paris Saint-Germain só conseguiu sua primeira finalização aos 28 minutos, em uma cabeçada por cima do gol de Guillermo Ochoa, que pouco depois afastou de soco uma falta lateral cobrada com perigo pelo camisa 10.

O México perdeu antes do intervalo seu capitão, Guardado, que foi substituído aos 41 e saiu de campo mancando.

A melhor chance do primeiro tempo para os mexicanos veio com Alexis Vega, em uma cobrança de falta venenosa que foi defendida com segurança pelo goleiro Emiliano Martínez.

No segundo tempo, a Argentina entrou mais ligada do que contra a Arábia Saudita.

Messi abriu o placar aos 19 minutos com um chute cruzado de fora da área que entrou no no pé da trave esquerda de Ochoa.

"Cometemos um pequeno erro e Messi marcou (...) Messi só precisa de cinco minutos para te machucar, 30 segundos mesmo", lamentou Martino depois do jogo.

Depois de conseguir a vantagem, o time argentino foi ganhando confiança, enquanto o México continuava sem iniciativa ofensiva.

Aos 25 minutos, Gonzalo Montiel mandou por cima uma tentativa de dar a tranquilidade definitiva para a 'Albiceleste', que chegou de vez aos 42 com um golaço de Enzo Fernandez, que da entrada da área bateu colocado no ângulo para fechar o placar.

"Era um jogo complicado para nos levantarmos, porque o México joga bem. Jogamos o primeiro tempo com intensidade o no segundo nos acalmamos e voltamos a ser nós mesmos", declarou Messi na zona mista depois da partida.

"Sabíamos que hoje tínhamos que ganhar, que começava outro Mundial para nós, e conseguimos fazer isso", concluiu.

A Argentina volta a campo na próxima quarta-feira, no estádio 974, contra a Polônia, enquanto o México enfrenta a Arábia Saudita no mesmo dia, no estádio de Lusail.

dr/psr/cb

© Agence France-Presse