Topo

Com gol de Lewandowski, Polônia vence Arábia Saudita no Grupo C da Copa

26/11/2022 12h04

Com o primeiro gol em Copas do Mundo de Robert Lewandowski, a Polônia derrotou neste sábado a Arábia Saudita por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo C da Copa do Mundo do Catar.

Piotr Zielinski abriu o placar aos 39 minutos e Lewandowski ampliou aos 82, depois de o goleiro Wojciech Szczesny defender uma cobrança de pênalti saudita no estádio Cidade da Educação.

A seleção polonesa lidera a chave com 4 pontos, seguida pela Arábia saudita com 3, à espera do duelo entre México e Argentina.

Lewandowski, que também fez a assistência para o gol de Zielinski, se emocionou após marcar seu primeiro gol nos cinco jogos que disputou em Mundiais, tirando das costas o peso do pênalti perdido na estreia contra a seleção mexicana (0 a 0).

A Polônia terá a oportunidade de selar sua classificação para as oitavas de final pela primeira vez desde 1986, em uma última rodada eletrizante contra a Argentina.

A Arábia Saudita, responsável pela grande 'zebra' do Mundial ao derrotar a 'Albiceleste', tentou de todas as formas uma vitória que a classificaria automaticamente para a próxima fase.

Os 'Falcões Verdes', no entanto, pararam no goleiro Szczesny, que fez várias defesas importantes no jogo, inclusive em um pênalti nos acréscimos do primeiro tempo.

Empolgados com a façanha diante da Argentina de Messi, os torcedores sauditas lotaram as arquibancadas e ovacionaram seus jogadores, que buscavam levar o país às oitavas pela primeira vez desde 1994.

Aos 13 minutos, Mohamet Kanno testou Szczesny pela primeira vez no jogo com um chute à queima-roupa que o goleiro sofreu para defender com uma das mãos.

Com as duas equipes em alta tensão, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio mostrou quatro cartões amarelos nos primeiros 20 minutos de jogo, um deles para o saudita Abdulelah Al-Malki, que estava pendurado e terá que cumprir suspensão no último jogo do grupo contra o México.

Com um futebol pragmático, a Polônia tentava avançar pelas laterais para levantar a bola na área para Lewandowski.

O primeiro gol polonês saiu em uma jogada de contra-ataque, com Matty Cash chegando pela direita e cruzando para o atacante do Barcelona, que ao invés de finalizar, engana o goleiro com um toque e faz um passe para trás que Zielinski não desperdiça e manda para as redes.

O talentoso meia-atacante, que está brilhando no Campeonato Italiano com o líder Napoli, comemorou seu décimo gol pela seleção.

- Szczesny salvador -

O gol não mudou a dinâmica do jogo e a Arábia Saudita continuou insistindo até que aos 45 minutos o polonês Bielik derrubou Al-Shehri na área.

O pênalti, marcado após revisão do VAR, foi cobrado pelo capitão Salem Al-Dawsari, herói contra a Argentina com o espetacular gol da vitória.

Em uma grande intervenção dupla, Szczesny voou para parar o chute de Salem e depois se levantou a tempo de desviar o rebote de Mohammed Al-Burayk.

Depois do intervalo, o goleiro da Juventus voltou a salvar a Polônia ao defender outra finalização de Salem após confusão na área.

Quando estava encurralada, a Polônia conseguiu interromper o domínio saudita e quase fez o segundo com duas bolas consecutivas na trave.

Arkadiusz Milik, atacante da Juventus e grande novidade no time titular, acertou uma cabeçada no travessão após cruzamento da esquerda aos 63 minutos.

Logo depois, Levandowski se antecipou à saída do goleiro em bola cruzada na área por baixo, mas acertou a trave esquerda.

Lutando para brilhar em seu provável último Mundial, Lewandowski conseguiu marcar ao aproveitar um erro no domínio de Abdulelah Al-Malki na frente da área saudita, roubar a bola e finalizar com sangue frio cara a cara com o goleiro.

O artilheiro do Barcelona, que já marcou mais de 600 gols na carreira, não segurou a emoção escondendo o rosto enquanto comemorava com seus companheiros.

A Polônia enfrenta a Argentina pela última rodada na fase de grupos na próxima quarta-feira, no estádio 974, enquanto a Arábia Saudita mede forças com o México no mesmo dia, no estádio de Lusail.

gbv/psr/cb

© Agence France-Presse