Fifa diz que empates em 0 a 0 na Copa se devem ao medo de perder na estreia
O alto número de empates sem gols na Copa do Mundo se deve ao medo que as seleções têm de perder na partida de estreia, constatou o grupo de estudos técnicos da Fifa neste sábado(26).
Entre as 20 primeiras partidas no Catar, cinco foram empates que terminaram em 0 a 0. Se mais dois jogos tivessem o mesmo placar, o número se igualaria o recorde de empates em um Mundial.
Curiosamente, na edição de 2018, o único jogo de estreia que terminou sem a rede balançar foi entre França, que posteriormente seria campeã, e Dinamarca.
"É porque as equipes não querem se arriscar muito no início", disse o ex-jogador nigeriano Sunday Oliseh.
"Os dados mostram que cerca de 70% das equipes que perdem a primeira partida são eliminadas na fase de grupos e todos estão cientes disso", acrescentou.
O jogo entre Uruguai e Coreia do Sul, na última quinta-feira (24), foi o primeiro de uma Copa no século XXI sem ao menos um chute na direção do gol.
"Muitas seleções apostam na cautela", disse o ex-treinador do Japão Alberto Zaccheroni.
"Muitas equipes colocaram cinco zagueiros e jogaram muito fechadas e compactas. Elas queriam garantir pelo menos um ponto no primeiro jogo e, se surgisse uma oportunidade, tentar aproveitar para vencer", explicou.
Apesar da goleada da Inglaterra sobre o Irã por 6 a 2 e da exibição de gala da Espanha com um 7 a 0 sobre a Costa Rica, até agora foram marcados menos gols no Catar do que na Rússia, em 2018, e no Brasil, em 2014.
jc/djm/psr/yr/cb
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.