Gana vence Coreia e se mantém na briga por vaga nas oitavas da Copa do Catar
Em um jogo eletrizante, Gana derrotou por 3 a 2 a Coreia do Sul nesta segunda-feira para se manter na briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo e evitar uma eliminação precoce no Catar.
Os gols ganeses foram marcados por Mohamed Salisu (24) e Mohamede Kudus (34, 68), enquanto os sul-coreanos balançaram as redes com Cho Gue-sun (58, 61).
O time de Gana começou nervoso no estádio Cidade da Educação, ciente de que uma derrota o eliminaria do torneio depois de apenas dois jogos.
A Coreia do Sul aproveitou a hesitação inicial dos africanos para se manter com a bola e pressionar em busca do primeiro gol.
Liderados por sua estrela Son Heung-min, os coreanos construíam jogadas, mas pecavam nas na hora de concluir.
Gana sofria, mas pouco a pouco foi entrando no jogo e ameaçando com saíras rápidas de contra-ataque.
Os ganeses acordaram definitivamente quando após uma cobrança de falta ninguém conseguiu afastar até abola cair nos pés de Salisu, que não perdoou para fazer 1 a 0 (24).
O gol abriu o jogo para Gana, que ampliou o marcador com Kudus mandando de cabeça para as redes sul-coreanas (34).
Antes do intervalo, a Coreia teve uma chance de diminuir com um chute de Jung Woo-young, que foi desviado (45).
- Coreia reage -
No segundo tempo, as duas equipes aumentaram o ritmo, com os coreanos mais ofensivos e pressionando para chegar à meta adversária.
Gue-sun obrigou o goleiro ganês Ati Zigi a se esticar todo em uma cabeçada à queima-roupa (50) e pouco depois, novamente pelo alto, conseguiu marcar (58) para colocar a Coreia de volta no jogo.
Três minutos depois, quando Gana ainda tentava absorver o gol, Gue-sun empatou de novo pelo alto (61), aproveitando cruzamento pela esquerda.
O gol foi um balde de água fria para os africanos, que viam escapar uma vitória em um jogo que parecia controlado.
Mas em um contra-ataque pela esquerda, Gideon Mensah levantou bola na área que Williams não conseguiu finalizar, mas tocou para que Kudus fizesse o terceiro (68).
De novo à frente no placar, Gana recuou e passou a se defender com unhas e dentes diante de uma Coreia totalmente lançada ao ataque.
Os comandados do técnico português Paulo Bento tiveram a chance de empatar com um chute de Kim Jin-su que Salisu salvou em cima da linha (76).
"Tivemos um pouco de sorte, mas é futebol. Estou muito feliz porque nosso jogo foi recompensado", comemorou o treinador de Gana, Otto Addo.
A Coreia do Sul insistiu durante os dez minutos de acréscimo, mas não conseguiu mexer no placar.
"Com certeza, cometemos alguns erros, mas ao final criamos chances suficientes para virar o jogo", lamentou Paulo Bento depois da partida.
gr/psr/cb
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.