Inglaterra vence País de Gales e enfrentará Senegal nas oitavas do Mundial
A Inglaterra se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar ao vencer o País de Gales por 3 a 0 nesta terça-feira, em Doha, e enfrentará Senegal no próximo domingo.
Classificados em primeiro no Grupo B, os ingleses selaram a vitória no segundo tempo com gols de Marcus Rashford (50, 68) e Phil Foden (51).
Com este resultado, a Inglaterra fica com 7 pontos, seguida pelos Estados Unidos (5 pontos), que no outro jogo da chave derrotou o Irã por 1 a 0 e se classificou em segundo, tendo como adversário nas oitavas a Holanda.
A seleção inglesa impôs sua qualidade desde o início, contra um time de País de Gales mais físico, ao qual só um milagre classificaria para a próxima fase, mas que tinha como motivação vencer em um Mundial seus vizinhos britânicos.
Os milhares de galeses presentes no estádio Ahmad Bin Ali de Doha cantaram com tanta paixão o hino do país que pareciam que ficariam afônicos.
Mesmo com sua equipe eliminada, o técnico de galês, Rob Page, ressaltou a volta do país à Copa do Mundo depois de 64 anos.
"A eliminação é uma frustração, mas ainda é uma conquista incrível estar aqui e queremos construir isso", disse Page após a partida.
- Grande domínio inglês -
O domínio inglês, no entanto, era sufocante, com 77% de posse de bola nos primeiros 20 minutos, embora não se traduzisse em gols diante de uma defesa adversária bem organizada.
Mesmo com essa pressão avassaladora, as chances não apareciam, com exceção de uma chegada muito clara aos nove minutos, quando Rashford encontrou espaço entre os zagueiros galeses para ficar cara a cara com o goleiro, que abafou a finalização do atacante inglês.
Com as linhas de defesa e meio-campo muito baixas e compactas, País de Gales conseguia se segurar bem, sem conceder oportunidades de gol para a Inglaterra, mas ao mesmo tempo não passava nenhuma impressão de que poderia vencer a partida.
Os ingleses pareceram encontrar mais espaços na parte final do primeiro tempo, com uma bela jogada que terminou com uma finalização pelo alto de Foden (38) e um voleio de Rashford (39) para fora.
Gareth Bale, isolado no ataque galês, tentava se movimentar pelo campo, enquanto sua equipe conseguiu chegar pela primeira vez nos acréscimos, com Joe Allen batendo por cima.
- Bale substituído -
O técnico galês decidiu tirar Bale depois do intervalo para colocar em seu lugar Brennan Johnson.
E logo no início do segundo tempo, Rashford mudou o rumo do jogo.
Primeiro, o atacante do Manchester United abriu o placar em bela cobrança de falta. Depois, roubou a bola do lateral-esquerdo galês Ben Davies para na sequência Harry Kane cruzar e Foden fazer o segundo.
"No segundo tempo, depois que conseguimos dois gols, sabíamos que a moral deles iria um pouco abaixo. Acho que mantivemos nossa disciplina e qualidade até o final do jogo", analisou o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate.
Com o resultado garantido, Rashford fez boa jogada individual dentro da área e bateu rasteiro para superar o goleiro Danny Ward e marcar mais um para os ingleses.
"Estou muito feliz por passarmos para a fase seguinte. Tenho uma grande ambição com esta equipe e acho que inclusive podemos jogar melhor do que jogamos hoje", comemorou o jovem atacante inglês.
"É por isso que eu jogo futebol, pelos grandes momentos, pelos melhores momentos", acrescentou.
Graças à grande atuação de Rashford, a Inglaterra garantiu a primeira colocação do Grupo B e agora vai enfrentar nas oitavas de final Senegal, segundo do Grupo A.
Jogo será no próximo domingo, no estádio Al-Bayt, às 16h00 (horário de Brasília).
psr/dr/cb
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.