Topo

Hansi Flick diz que futebol alemão precisa de mudança após 2º queda na Copa

Hansi Flick, técnico da Alemanha, durante a partida contra a Costa Rica, pela Copa do Mundo - Christian Charisius/Getty
Hansi Flick, técnico da Alemanha, durante a partida contra a Costa Rica, pela Copa do Mundo Imagem: Christian Charisius/Getty

01/12/2022 19h35

Após a Alemanha ser eliminada pela segunda vez consecutiva na fase de grupos da Copa do Mundo, o técnico Hansi Flick disparou que o futebol alemão precisa passar por mudanças. A seleção tetracampeã mundial venceu a Costa Rica no último jogo do Grupo E, mas não foi o suficiente para avançar às oitavas de final.

"O resultado não mente, mas temos jogadores que atuam nos melhores clubes do mundo e temos qualidade", iniciou o técnico, na coletiva de imprensa após a partida, antes de emendar: "Acho que para o futuro do futebol alemão, precisamos fazer as coisas de maneira diferente nos treinamentos."

"Há muitos anos falamos sobre novos goleiros, novos laterais. O que sempre foi bom no futebol alemão é que sempre defendemos bem. Precisamos desses elementos, precisamos de coisas básicas", acrescentou o treinador.

Flick, de 57 anos, ainda afirmou que "todos estão decepcionados" com a eliminação na primeira fase, a segunda consecutiva depois da Copa da Rússia, em 2018. Ele também lamentou as oportunidades de gol desperdiçadas nas outras duas partidas disputadas no Mundial do Qatar.

"Nós também temos culpa, se vemos os jogos, os gols sofridos, a culpa é toda nossa. Estou convencido de que tivemos soluções, tivemos muitas chances contra a Espanha no primeiro tempo, também contra o Japão, é preciso aproveitar essas chances. Estaríamos em uma situação diferente se tivessem aproveitado", complementou.

A Alemanha terminou no terceiro lugar do Grupo E com 4 pontos, atrás do surpreendente líder Japão, que venceu a Espanha por 2 a 1. Os espanhóis ficaram em segundo, também com quatro pontos, mas levaram a melhor no saldo de gols. A Costa Rica terminou na lanterna com três pontos.

"Eles acabaram de nos eliminar da Copa do Mundo. Quem me conhece sabe que tentarei me levantar o mais rápido possível para ver como será o futuro, veremos como podemos implementar nossa ideia. Temos de tentar seguir um caminho diferente, esse é um dos passos que temos de dar agora, e vamos fazê-lo rapidamente", encerrou.

Qual a grande decepção da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 2759 votos
58,72%
Thaier Al-Sudani/Reuters
16,71%
BSR Agency/Getty Images
5,33%
Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
1,85%
Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images
0,62%
Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
5,33%
Jam Media/Getty Images
11,45%
Susana Vera/Reuters