Marrocos enfrenta Canadá e só depende de si para voltar às oitavas 36 anos depois
Em suas cinco participações anteriores em Mundiais, o Marrocos só foi às oitavas de final em uma, na Copa do México-1986, e nesta quinta-feira, às 18h locais (15h de Brasília) tem uma grande oportunidade de voltar a avançar, com um duelo contra o já eliminado Canadá, no estádio Al Thumama, em Doha.
Será no encerramento da terceira rodada do grupo F, onde o Marrocos só depende de si para cumprir a missão, sendo que até um empate basta.
A seleção do norte da África chega ao encerramento da chave com 4 pontos, no segundo lugar, empatada com a Croácia e à frente da Bélgica (3 pontos) e do já eliminado Canadá (sem pontos).
Uma vitória classifica os marroquinos para as oitavas, como primeiros ou segundos do grupo. O empate basta para avançar em segundo e uma derrota o faz depender do resultado entre belgas e croatas, que jogam ao mesmo tempo na outra partida do grupo.
"Ainda não ganhamos nada. Obviamente estou feliz com essa vitória, mas temos que nos recuperar. O Canadá é um time muito bom e para vencê-los teremos que manter esse espírito de luta", disse o treinador dos 'Leões do Atlas', Walid Regragui, após a vitória na segunda rodada sobre a favorita Bélgica, segunda colocada no ranking da Fifa.
Na primeira rodada, o Marrocos havia empatado sem gols com a Croácia de Luka Modric, atual vice-campeã mundial.
Por isso, o duelo contra o Canadá, 41º do ranking mundial e sem chances de avançar depois de ter perdido nas duas primeiras rodadas, se apresenta inicialmente como o menos difícil da primeira fase para a seleção norte-africana, onde a geração de Hakim, Ziyech, Achraf Hakimi e companhia esperam repetir o feito de seus antecessores de 36 anos atrás.
Naquela ocasião, o Marrocos foi o líder de um grupo em que empatou com Polônia e Inglaterra, antes de vencer Portugal na última rodada. Nas oitavas de final, foi eliminado pela Alemanha Ocidental (1-0) e a chegada a essa fase é, por enquanto, o recorde da equipe na principal competição do futebol.
O Marrocos também tem uma das maiores e mais entusiasmadas torcidas no Catar, o que representa um incentivo a mais para uma seleção que chegou às quartas de final no início do ano na Copa Africana de Nações, mas tem uma confiança especial na atual geração.
- Pensando em 2026 -
Diante dos marroquinos estará um Canadá que disputa o seu segundo Mundial e que, apesar de ter sido um dos primeiros a ser eliminado matematicamente no torneio, deixou uma imagem positiva.
Em algumas ocasiões colocou contra as cordas a Bélgica (3ª colocada na Copa de 2018), para quem acabou perdendo por apenas 1 a 0 e num jogo em que teve o domínio em vários momentos.
Na segunda rodada, abriram o placar com um gol de Alphonso Davies, o primeiro da história do Canadá num Mundial, antes de o time croata engrenar e começar a trabalhar a todo o vapor, vencendo por 4 a 1.
"Mostramos que podemos competir contra os melhores. Estou orgulhoso do que meus meninos fizeram. Ficaremos desapontados, é normal porque somos competidores, mas escrevemos um pedaço da história esportiva de nosso país", disse o treinador, o inglês John Herdman.
A meta agora para o Canadá é sair do torneio com uma vitória de honra e mostrar ao mundo que está avançando antes da Copa do Mundo de 2026 que organiza juntamente com Estados Unidos e México.
"Falta uma partida, contra o Marrocos. Queremos um resultado, uma vitória do Canadá e mostrar ao país que estamos no caminho certo para 2026", garantiu o técnico.
dr/mcd/aam
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.