Inglaterra vence Senegal (3-0) e enfrentará França nas quartas do Mundial
A Inglaterra se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar ao vencer o Senegal por 3 a 0 neste domingo, no estádio Al-Bayt, em Al Khor.
Depois de grande atuação do jovem Jude Bellingham e do capitão Harry Kane, os ingleses vão agora lutar por uma vaga nas semifinais do Mundial com a França, que mais cedo derrotou a Polônia por 3 a 1.
O time do técnico Gareth Southgate era dominado pelos senegaleses, que tiveram duas chances de abrir o placar nos minutos iniciais da partida, mas que acabaram pagando o preço e estão fora da Copa do Mundo.
Jordan Henderson fez o primeiro da Inglaterra aos 38 minutos, antes de Kane ampliar aos 48. No segundo tempo, aos 12, Bukayo Saka marcou o terceiro.
- Bellingham desequilibra -
Antes do início da partida, os jogadores ingleses ficaram mais uma vez de joelhos no gramado durante alguns segundos, em uma ação de protesto contra o racismo e a discriminação.
Depois de 20 minutos jogando recuado, o Senegal foi à frente e criou situações de perigo para o goleiro Jordan Pickford. No entanto, o time africano acabou se descuidando atrás, o que foi fatal.
Aos 23 minutos, Ismaila Sarr teve a chance de colocar os 'Leões de Teranga' na frente do placar dentro da pequena área, mas chutou por cima depois da saída de Pickford, que dez minutos depois salvou com o braço esquerdo um chute cruzado de Boulaye Dia.
Essas duas chegadas animaram os senegaleses, que se desprotegeram na defesa, o que abriu espaço para a velocidade da nova joia do futebol inglês, Jude Bellingham.
Aos 38 minutos, e na melhor jogada da partida, Luke Shaw tocou para Declan Rice, que passou de primeira para Kane lançar Bellingham na corrida.
O atacante do Borussia Dortmund, de 19 anos e cobiçado por grandes clubes da Europa, rolou para Henderson, que bateu firme e abriu o placar.
- Senegal vai a nocaute -
O time senegalês sentiu o golpe e se perdeu no jogo. Até que, sete minutos depois, foi a nocaute.
Bellingham pegou a bola atrás da linha do meio-campo com a defesa africana adiantada, partiu em velocidade pelo meio e abriu na esquerda para Phil Foden, que mandou de primeira para Kane. O artilheiro do Tottenham entrou sozinho na área e fuzilou o goleiro Edouard Mendy.
"Os primeiros 30 minutos foram interessantes, tivemos oportunidades de marcar, não foi assim", lamentou depois da partida o técnico da seleção senegalesa, Aliou Cissé.
Na segunda etapa, com o Senegal já sem reação, a Inglaterra continuou atacando e, aos 12 minutos, Saka fez o terceiro com um toque na saída de Mendy, após grande passe de Foden.
"Sofremos um gol a cinco minutos do intervalo e o segundo pouco depois, mas com certeza o terceiro, logo no início do segundo tempo, foi o que nos tirou do jogo", acrescentou Cissé.
Saka, outra grande promessa Inglesa, foi a grande surpresa de Gareth Southgate ao entrar no time titular no lugar de Marcus Rashford, que tinha marcado dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o País de Gales na última rodada da fase de grupos.
"Jude (Bellingham), Phil (Foden) e Bukayo (Saka) estão indo em uma direção realmente boa e esses jogos são uma experiência de vida brilhante para eles", afirmou o técnico inglês sobre os jovens jogadores de seu elenco.
Southgate renovou o fôlego do ataque colocando Jack Grealish e Rashford no lugar de Saka e Foden, mas a Inglaterra passou a administrar o resultado já preservando as energias para o duelo contra a França.
"Estamos nos sentindo bem, temos bons corredores, temos jogadores subindo ao ataque e sólidos na defesa. Hoje foi um grande dia para nós", disse em entrevista coletiva pós-jogo o capitão da Inglaterra, Harry Kane.
ma/psr/cb
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.