Topo

"Neymar potencializa os demais jogadores" do Brasil, diz Tite

05/12/2022 19h57

O técnico Tite destacou a atuação do craque Neymar em seu retorno aos gramados nesta segunda-feira, na vitória por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, que classificou a Seleção Brasileira às quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

"É a liderança técnica da equipe. Cada um tem uma característica marcante, ele é o centro que potencializa os demais", disse o treinador na coletiva de imprensa após a partida, disputada no estádio 974 de Doha.

'Ney' voltou a campo para o duelo decisivo contra os sul-coreanos, após 11 dias afastado devido a uma torção no tornozelo direito sofrida na estreia vitoriosa contra a Sérvia (2-0), no dia 24 de novembro. 

O craque do Paris Saint-Germain, de 30 anos, marcou de pênalti na goleada contra os asiáticos, que classificou os brasileiros para as quartas de final, em que enfrentarão a Croácia de Luka Modric na sexta-feira, no estádio Education City.

"O Neymar é nosso diferencial técnico, sem dúvida, é um jogador que faz toda diferença. Na equipe ele potencializa muito as virtudes dos nossos atacantes. O grau de confiança que ele traz, além da qualidade técnica, é muito grande", disse o assistente técnico, César Sampaio.

"Ficamos muito felizes de ele ter voltado, fez um grande jogo e está recuperado, graças a Deus, para novos desafios", acrescentou o auxiliar.

Tite também destacou o desempenho de toda a equipe, que deu um show de futebol marcando os quatro gols no primeiro tempo.

É preciso ressaltar "o equilíbrio da equipe. Se fugir algum momento o equilíbrio, a possibilidade de perder é maior", acrescentou.

"Para ter esses jogadores, tem que ter o compromisso de se posicionar em campo na ação sem bola, assim como ter jogadores atrás que também dê esse suporte. Nossos dois laterais têm uma função mais de construção. É o mecanismo vivo que tentamos equilibrar", continiou.

O técnico também valorizou a eficiência de seus atletas, que na derrota para Camarões (1-0), na sexta-feira, no encerramento do Grupo G, desperdiçaram inúmeras oportunidades de gol.

"Temos que ser efetivos, a competição te exige efetividade, é básico", acrescentou.

raa/iga/aam/cb

© Agence France-Presse