Topo

Morre aos 53 anos ex-jogador e treinador sérvio Sinisa Mihajlovic

16/12/2022 12h36

O ex-jogador e treinador sérvio Sinisa Mihajlovic morreu vítima de uma leucemia aos 53 anos, anunciou nesta sexta-feira sua família.

Sua esposa, Arianna, e seus cinco filhos lamentaram em comunicado à agência italiana Ansa a "morte injusta e prematura" de Mihajlovic, que defendeu Roma, Lazio, Sampdoria e Inter de Milão, antes de assumir o Bologna como treinador em 2019.

"Ele foi um homem único e um profissional extraordinário", que anunciou sua luta contra a leucemia em meados de 2019, acrescentou a família.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacou Mihajlovic como "um exemplo de coragem para aqueles que enfrentam a doença". "Você lutou como um leão tanto no campo como na vida", escreveu Meloni no Twitter.

Por sua vez, o Estrela Vermelha publicou na mesma rede social: "O lendário Sinisa Mihajlovic nos deixou hoje... Um grande jogador do Estrela Vermelha e um homem com um coração e força incríveis".

Mihajlovic tinha sido demitido no início de setembro do Bologna. O sérvio manifestou publicamente sua insatisfação com esta decisão, depois de três anos no clube, marcados por sua luta contra a leucemia.

"Nunca fui hipócrita, também não serei desta vez: não entendo esta demissão", escreveu o ex-jogador em uma carta aberta no jornal esportivo La Gazzetta dello Sport.

O sérvio começou sua carreira como técnico no próprio Bologna, durante a temporada 2008/2009. Posteriormente, dirigiu Fiorentina, Milan, a seleção da Sérvia e o Torino, sem conseguir grandes resultados, antes de retornar ao banco dos 'rossoblù'.

Autor de 69 gols em 455 jogos na carreira, Mihajlovic se notabilizou por ser um exímio cobrador de faltas.

Na Sérvia, ganhou três campeonatos nacionais e a Copa da Europa (antiga Liga dos Campeões) com o Estrela Vermelha em 1991.

Na Itália, foi campeão da Serie A com a Lazio (2000) e a Inter (2006), além de quatro Copas da Itália com ambas as equipes (2000 e 2004 com os romanos, 2005 e 2006 com os 'nerazzurri'). Além disso, com a Lazio também foi campeão da extinta Recopa em 1999.

gab/cmk/cyj/iga/gh/psr/cb

© Agence France-Presse