Astro da NFL Tom Brady anuncia aposentadoria definitiva aos 45 anos
O astro da NFL Tom Brady, de 45 anos, anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria após uma longa e vitoriosa carreira no futebol americano, na qual conseguiu conquistar sete vezes o Super Bowl.
"Irei direto ao ponto: estou me aposentando, em definitivo", disse o quarterback do Tampa Bay Bucaneers em um vídeo publicado em suas redes sociais.
Brady já tinha anunciado sua aposentadoria em 1 de fevereiro de 2022, mas 40 dias depois mudou de opinião e disse que jogaria a temporada com os Bucaneers.
"Sei que todo o processo foi enorme na última vez. Desta vez, quando me levantei de manhã, pensei em apertar o botão de gravar e contar a vocês primeiro, então não vou me estender muito", explicou.
"Minha família, meus amigos, meus companheiros de equipe, meus adversários... Poderia continuar eternamente, são muitos. Obrigado por me deixarem viver meu maior sonho. Não mudaria nada. Amo todos vocês", concluiu.
Considerado um dos melhores da história, Brady é o jogador que mais vezes venceu o Super Bowl: seis pelo New England Patriots (2002, 2004, 2005, 2015, 2017 e 2019) e uma pelos Bucaneers (2021).
O quarterback iria se tornar agente livre e alguns rumores começaram a vincular várias equipes ao veterano, que na temporada regular de 2022 lançou 4.694 jardas e 25 touchdowns.
Sua aposentadoria deixa uma lista de recordes.
É o líder histórico da NFL em tentativas de passe (12.050), passes completados (7.753), jardas de passe (89.214) e passes para touchdown (649). Ele também possui todos esses recordes em uma temporada.
No total, são 251 jogos de temporada regular vencidos e 35 de playoffs, mais do que qualquer outro jogador na história da liga.
Dirigido pelo treinador Bill Belichick no New England Patriots, Brady se tornou um especialista em planejar vitórias e conseguir viradas épicas.
Inabalável sob pressão, foi o quarterback da NFL com mais jogos ganhos (58) e viradas no último quarto (46).
- Futuro na televisão -
Sua fama vai além dos campos. Em novembro, Brady e a supermodelo brasileira Gisele Bündchen anunciaram seu divórcio depois de 13 anos de casamento.
A separação aconteceu depois de meses de especulações na imprensa americana sobre o casal, cuja relação ficou abalada depois que Brady voltou atrás em sua decisão de se aposentar há um ano.
Agora espera-se que ele se dedique às transmissões esportivas, pois já assinou um contrato de dez anos com a emissora Fox por US$ 375 milhões para trabalhar como comentarista depois que abandonasse o futebol americano.
Em julho, Brady já tinha declarado à revista Variety que desejava esse novo papel.
"Tenho uma perspectiva única do futebol e de como deve ser jogado, de como são as boas e as más jogadas. Acho que ainda posso ter um grande impacto no jogo. Poderia continuar no jogo, fazendo o que gosto, falando deste incrível esporte", afirmou.
sev/gj/gm/ma/cb
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.