Topo

Just Fontaine, maior artilheiro em apenas uma edição de Copa do Mundo, morre aos 89 anos

Just Fontaine, autor de 13 gols na Copa do Mundo de 1958, morreu aos 89 anos - Reprodução web
Just Fontaine, autor de 13 gols na Copa do Mundo de 1958, morreu aos 89 anos Imagem: Reprodução web

01/03/2023 07h57

O francês Just Fontaine, recordista de gols em apenas uma edição de Copa do Mundo, com 13 no Mundial da Suécia-1958, faleceu aos 89 anos, informou a família à AFP nesta quarta-feira.

Na Copa em que Fontaine estabeleceu o recorde, a França chegou às semifinais pela primeira vez em sua história, quando foi derrotada pelo Brasil, liderado por Pelé, por 5-2. 

Na decisão do título, o Brasil goleou a Suécia por 5-2 e conquistou seu primeiro mundial. Na disputa do terceiro lugar, os franceses derrotaram a Alemanha por 6-3.

Com a morte de Fontaine, apenas três jogadores da seleção francesa de 1958 continuam vivos: Dominique Colonna, Robert Mouynet e Bernard Chiarelli.

"O desaparecimento de Just Fontaine me deixa triste, como inevitavelmente vai deixar tristes todas as pessoas que amam o futebol e a nossa seleção. Just é e continuará sendo uma lenda da equipe da França", disse o atual treinador da seleção francesa, Didier Deschamps, no site da federação do país.

Nascido em Marrakesh, Fontaine não estava cotado para disputar a Copa do Mundo da Suécia porque o titular do comando ataque seria Thadée Cisowski, que sofreu uma lesão no último momento.

Além do recorde de 13 gols e da semifinal histórica para o país, Just Fontaine teve uma grande carreira em clubes, com quatro títulos de campeão da França (um com o Nice, três com o Reims), duas Copas da França (Nice em 1954 e Reims em 1958) e uma final da Copa de Europa (a atual Liga dos Campeões) em 1959, na qual o Reims foi derrotado por 2-0 pelo Real Madrid de Di Stéfano, Puskas e Kopa.

"Com Kopa, escreveu a primeira epopeia do futebol francês. Just Fontaine será para sempre o nosso mito fundador", escreveu no Twitter o presidente da França, Emmanuel Macron.

A carreira de Fontaine foi brutalmente interrompida no fim de 1962, com apenas 28 anos, após duas fraturas em uma perna.

Aposentado dos gramados, Just Fontaine iniciou a carreira de técnico, mas com resultados bem mais discretos.

À frente da seleção da França, ele durou apenas duas partidas em 1967: foi demitido do cargo de treinador após duas derrotas em amistosos.

A experiência como técnico do Paris Saint-Germain (1973-1976) foi melhor, com o acesso à primeira divisão em 1974. Ele encerrou a carreira como treinador em sua terra natal, Marrocos, ao comandar a seleção do país na conquista do terceiro lugar na Copa da África de 1980.

"Um pensamento para Just Fontaine. Ele é um monumento do futebol francês e é um dia triste para os apaixonados pelo Paris Saint-Germain, clube que levou à primeira divisão há 50 anos", afirmou o PSG em comunicado.

kn-ama/pi/gj/mar-jvb-dr/cb

© Agence France-Presse