Rio de Janeiro reforça segurança para final da Libertadores entre Fluminense e Boca

O Rio de Janeiro terá segurança reforçada para a final da Libertadores, no sábado, no Maracanã, com a expectativa da chegada à cidade de mais de 100 mil torcedores do Boca Juniors para apoiar seu time contra o Fluminense. 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, indicou nesta terça-feira (31) em uma coletiva de imprensa que a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional atuarão em um deslocamento ostensivo nas ruas do Rio, embora não tenha especificado o número de agentes. 

Já a prefeitura disse que vai reforçar a segurança em alguns pontos considerados sensíveis para o jogo, como os dois aeroportos e o bairro de Copacabana. 

Está prevista a mobilização de cerca de 1.200 agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública da cidade. Segundo as autoridades, a expectativa é que mais de 100 mil argentinos cheguem para acompanhar a final, que terá início no sábado às 17h (horário de Brasília). 

A Conmebol reservou 22 mil lugares para torcedores de cada time no Maracanã, que tem capacidade para quase 79 mil espectadores. 

O Fluminense, que pode conquistar a primeira Libertadores da sua história, enquanto o Boca busca a sétima, jogará em casa, já que disputa seus jogos no estádio.

- Lei seca -

Para evitar transtornos, a prefeitura decretou a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã, desde o primeiro minuto de sábado até as 6h de domingo, e vai interromper o trânsito nas imediações. 

O esquema será semelhante ao que existiu durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, com barreiras nas vias adjacentes, que só poderão ser acessadas por quem possui ingresso ou reside no local. 

Continua após a publicidade

Foi determinado que cada torcida vá ao estádio de metrô e desça em estações separadas, enquanto os convidados da Conmebol e o público "neutro" descerão em uma terceira estação.

- "Fanfest" em Copacabana -

Durante esta semana, a Conmebol organizou uma "fanfest" para as duas torcidas na famosa praia de Copacabana, em um espaço que tem o formato do troféu da Libertadores. 

Com entrada gratuita, a "Fanfest" exibe a taça original, um museu, locais para comer e ainda há espaço para jogar futebol de praia. 

No sábado, no entanto, estará fechada.

- Noite argentina na terra do samba -

Para poder assistir ao jogo na rua, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que cada torcida terá um espaço reservado, com telões. 

Continua após a publicidade

Os torcedores do Fluminense poderão se reunir na área da Cinelândia, no centro do Rio, enquanto os do Boca Juniors terão um espaço para assistir à partida no Terreirão do Samba, bem próximo ao Sambódromo, também na região central, onde será realizada a partida. 

Além disso, a prefeitura do Rio abriu a área ao lado do Sambódromo para que os torcedores argentinos sem alojamento possam dormir ali.

prb/app/aam/cb

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes