De Minaur coloca Austrália na final da Copa Davis

Alex de Minaur levou a Austrália à sua segunda final consecutiva da Copa Davis depois de vencer o finlandês Emil Ruusuvuori por 6-4 e 6-3, dando ao seu país uma vitória por 2-0 sobre os nórdicos, nesta sexta-feira (24), em Málaga, no sul da Espanha.

Antes da vitória do número 12 do mundo, seu compatriota Alexei Popyrin havia colocado a Austrália na frente ao vencer Otto Virtanen por 7-6 (7/5) e 6-2 na primeira partida de simples desta semifinal.

A Austrália, que venceu a competição pela última vez em 2003, enfrentará na final de domingo a Sérvia ou a Itália, que jogarão a segunda semifinal no sábado.

"Para nós esta taça é uma prioridade, fazemos todo o possível para representar a Austrália, com orgulho e paixão", disse De Minaur após o jogo, acrescentando que "não é tão mau chegar a mais uma final".

O capitão da Austrália, o ex-tenista Lleyton Hewitt, disse que chegar à final "significa muito" para ele.

- "Outra oportunidade" -

"Nossos rapazes trabalharam muito... somos um grupo muito unido e temos outra oportunidade no domingo", acrescentou o ex-número 1 do mundo, referindo-se à final do ano passado perdida contra o Canadá.

De Minaur já havia conseguido uma virada memorável contra a República Tcheca nas quartas de final para ajudar seu país a chegar às semifinais, mas desta vez teve um confronto mais tranquilo.

A Austrália acabou com as esperanças da Finlândia sem muitos problemas e os capitães concordaram em não jogar nas duplas.

Continua após a publicidade

Os torcedores nórdicos superaram os australianos nas arquibancadas do centro esportivo José María Martín Carpena, em Málaga, como já haviam feito ao ver sua equipe eliminar o Canadá, atual campeão, na terça-feira nas quartas de final. Mas desta vez não foram premiados com um novo triunfo.

O número 1 da Finlândia, Ruusuvuori (69º do mundo), não pôde jogar na vitória sobre o Canadá devido a problemas nos ombros e nesta sexta-feira teve que dar tudo de si após a derrota de Virtanen.

Ruusuvuori entrou na partida melhor que o adversário ao quebrar o saque, mas a vantagem durou o tempo que o australiano levou para elevar seu nível e seu ritmo, emendando cinco games consecutivos.

Ruusuvuori conseguiu quebrar o saque de De Minaur mais uma vez, mas sem conseguir evitar que perdesse o primeiro set.

Na segunda parcial, De Minaur saiu na frente ao quebrar o serviço do adversário no terceiro game, e depois não voltou a perder a vantagem e deu o ponto final ao seu país em uma hora e 35 minutos.

- À espera de Djokovic ou Sinner -

Mais cedo, seu compatriota Alexei Popyrin (40º do mundo) só precisou lutar um pouco mais para vencer Virtanen (171º) por 7-6 (7/5) e 6-2.

Continua após a publicidade

O primeiro break point desta partida também foi o primeiro set point para Virtanen com 6-5 no placar, mas o finlandês não conseguiu aproveitar.

Popyrin, por outro lado, não deixou de confirmar seu primeiro set point no tie-break para vencer uma primeira parcial equilibrada.

No segundo set, duas faltas duplas de Virtanen deram a Popyrin uma ruptura para abrir 4-2. O australiano venceu os dois games seguintes para vencer o set e a partida em uma hora e 30 minutos.

A Austrália enfrentará na final a Sérvia do número 1 do mundo, Novak Djokovic, ou a Itália de Jannik Sinner (4º do mundo).

Djokovic sonha em dar ao seu país uma segunda Copa Davis depois da conquistada em 2010 contra a França. Os italianos também querem o segundo título após 47 anos de espera.

nip/hpa/gr/dam/aam/am

Continua após a publicidade

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes