Campeonato feminino de futebol se torna independente da Federação Inglesa
As duas primeiras divisões do campeonato feminino de futebol da Inglaterra, atualmente administradas pela Federação Inglesa (FA), estarão sob controle de uma nova estrutura a partir da temporada 2024/2025, anunciaram os organizadores nesta terça-feira (28).
Os clubes da Women's Super League (WSL, 1ª divisão) e da Championship (2ª divisão) "aceitaram por unanimidade formar uma nova organização para dirigir o futebol profissional feminino", informou a WSL em um comunicado.
Relacionadas
A nova estrutura, batizada com o nome de 'NewCo', será comandada por Nikki Doucet, ex-gerente da marca de material esportivo Nike.
"É um momento histórico para o futebol profissional feminino no país e é uma decisão que permitirá aos nossos clubes e a nossas jogadoras realizar progressos ainda maiores dentro e fora de campo", comentou Sue Campbell, chefe do futebol feminino na FA.
A Inglaterra se tornou nos últimos anos um dos principais centros do futebol feminino. A seleção do país conquistou em casa a Eurocopa de 2022, com uma vitória sobre a Alemanha na final, e chegou à decisão da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia este ano, onde acabou sendo derrotada pela Espanha.
O Chelsea é o atual líder do Campeonato Inglês feminino.
jta/bde/iga/jvb/cb/aam
© Agence France-Presse