Argentina goleia Chile (5-0), avança no Pré-Olímpico e elimina Uruguai

A Argentina, liderada em campo pelo campeão mundial Thiago Almada, derrotou o Chile por 5 a 0 nesta terça-feira e avançou à fase final do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano rumo a Paris-2024; resultado que também classifica o Paraguai e elimina o Uruguai do técnico Marcelo Bielsa.

Almada, numa noite brilhante em que marcou dois gols e deu uma assistência, abriu o placar aos 45 minutos ao aproveitar uma bola rebatida pelo goleiro chileno Vicente Reyes, após um chute forte de Santiago Castro.

Campeão com a seleção principal na Copa do Mundo de 2022, no Catar, o camisa 10 da 'Albiceleste' sub-23 marcou o segundo no início do segundo tempo (57') convertendo um pênalti.

E sua boa exibição continuou com uma assistência para Santiago Castro quatro minutos depois (61').

A contundente vitória da seleção comandada pelo técnico Javier Mascherano no estádio Misael Delgado, na cidade venezuelana de Valencia, foi concluída com gols de Aaron Quirós (79') e Luciano Gondou nos acréscimos (90'+1).

Faltando ainda uma rodada para completar o Grupo B, que será disputada na próxima sexta-feira, Argentina e Paraguai - que descansou nesta rodada de terça-feira - avançam para a fase final, um quadrangular onde estarão em jogo duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris.

Eles lideram com sete pontos cada, à frente dos já eliminados Uruguai, Chile e Peru, todos com três pontos. 

Os argentinos tomaram a iniciativa na partida com a estreia de Claudio 'El Diablito' Echeverri no torneio. 

Joia de 18 anos do River Plate e futuro jogador do Manchester City, Echeverri desequilibrou constantemente ao lado de Almada, embora inicialmente os dois tenham esbarrado na grande atuação do goleiro Vicente Reyes.

Continua após a publicidade

Reyes defendeu um disparo de Pablo Solari aos 6 minutos, um chute espetacular de Valentín Barco aos 19 minutos e um de Almada aos 32 minutos.

As coisas voltaram aos trilhos com uma bomba de Castro que, finalmente, superou Reyes. O goleiro interceptou, mas Almada aproveitou o rebote e mandou para o fundo da rede.

Um pênalti sobre Juan Ignacio Nardoni, marcado pelo árbitro após um empurrão nas costas de Matías Vásquez, melhorou ainda mais a situação dos argentinos e Almada executou a cobrança com sucesso.

A festa não parou, com Almada dando uma assistência para trás e encontrando Castro na área.

Com o jogo decidido, Quirós e Gondou, que haviam saído do banco de reservas, completaram o baile.

Embora tenha reagido no Pré-Olímpico ao vencer o Peru por 3 a 0 após começar com duas derrotas, o Uruguai ficou sem chances antes de enfrentar a Argentina, na sexta-feira.

Continua após a publicidade

O despertar da equipe de Bielsa, técnico que conquistou o ouro olímpico em Atenas-2004 com sua terra natal, a Argentina, chegou tarde demais.

erc/gfe/aam/am

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.