África do Sul elimina Marrocos e vai às quartas da Copa Africana de Nações

A África do Sul protagonizou mais uma surpresa na Copa Africana de Nações (CAN), ao eliminar o Marrocos, semifinalista da Copa do Mundo de 2022, com uma vitória por 2 a 0 nesta terça-feira (30).

Evidence Makgopa (57') e Teboho Mokoena (90'+5) mandaram para casa os 'Leões do Atlas', que perderam um pênalti com o lateral do Paris Saint-Germain Achraf Hakimi acertando a cobrança no travessão (86').

Desta forma, a primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Mundial diz adeus à CAN nas oitavas, fase em que também foram eliminados Senegal e Egito, campeão e vice - respectivamente - da última edição do torneio continental.

Com Tunísia e Argélia eliminadas na fase de grupos, e Egito nas oitavas, o norte da África ficou sem representantes na competição.

E a maldição persiste para o Marrocos, que tem apenas um título da CAN (1976), pouca bagagem para uma seleção com status de gigante do continente.

No próximo sábado, a África do Sul vai enfrentar Cabo Verde por uma vaga nas semifinais.

- Mali avança -

Mais cedo, o Mali derrotou Burkina Faso por 2 a 1 e se classificou para as quartas de final, fase em que terá pela frente a anfitriã Costa do Marfim.

Os malineses abriram o placar com um gol contra do zagueiro Edmond Tapsoba logo aos 3 minutos de jogo e ampliaram com o atacante Lassine Sinayoko no início do segundo tempo (47').

Continua após a publicidade

Dez minutos depois, Burkina Faso descontou em cobrança de pênalti do capitão Bertrand Traoré (57'), que marcou seu terceiro gol na competição.

Na reta final, Burkina chegou a empatar, mas Issoufou Dayo estava impedido quando mandou a bola de cabeça para as redes (90').

O Mali chega pela primeira vez às quartas de final da CAN desde 2013. Sua adversária será a Costa do Marfim, que venceu todos os confrontos anteriores entre as equipes pelo torneio: 3 a 0 na fase de grupos de 2008, 1 a 0 nas semifinais de 2012 e 1 a 0 nas oitavas de 2019.

Burkina Faso, semifinalista há dois anos, três vezes nas últimas cinco edições, desta vez se despede nas oitavas.

eba/pm/iga/cb/aam

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.