Topo

Rafael dos Anjos perde batalha sangrenta e se distancia de cinturão do UFC

Rafael dos Anjos é atingido por adversário durante UFC - Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Rafael dos Anjos é atingido por adversário durante UFC Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

06/11/2016 03h30

Atração principal da noite do UFC México, o duelo entre Rafael dos Anjos e Tony Ferguson fez jus à posição de destaque. Ex-campeão dos pesos-leves (70 kg), o brasileiro perdeu o cinturão em sua última disputa contra Eddie Alvarez enquanto que o descendente de mexicanos chegava embalado por uma série de oito triunfos. E o resultado foi o esperado, um verdadeiro show.

Melhor desde o início, Rafael dominou as ações em pé e variou mais o jogo. Com volume de golpes superior e dono do centro do cage, o brasileiro alternou chute baixos, cruzados e diretos, além de constantes mudanças de base que confundiram o rival. Vitória parcial na primeira etapa.

No segundo round, o americano voltou melhor e soube variar combinações simples de jab e direto com a imprevisibilidade de suas cotoveladas giratórias e chutes baixos. Por duas vezes, por sinal, ele balançou o brasileiro, que a essa altura demonstrava cansaço.

O terceiro assalto foi uma verdadeira guerra. Enquanto Ferguson tomou vantagem com sua envergadura e golpes de saída, o ex-campeão voltou a crescer e conectar diretos de encontro e cruzados em respostas às cotoveladas giratórias. Equilibrado desde os primeiros instantes, a vantagem pela precisão dos ataques foi do brasileiro.

A quarta etapa voltou a ser dominada pelo americano vencedor do TUF 13. Abusando do jogo mental com provocações e de golpes na longa distância graças a sua envergadura superior, Ferguson voltou a balançar RDA em duas oportunidades. Visivelmente abalado, o ex-campeão dava sinais de cansaço: luta empatada.

No último e decisivo assalto, Rafael foi dominado. Sem a mesma pressão nos golpes, ele não conseguiu impor o respeito necessário para impedir o avanço do incansável rival, que seguia provocando e variando ataques sistematicamente. Acuado, o excampeão não conseguiu se recupear e acabou superado mais uma vez.

Com o resultado apontado de forma unânime pelos jurados, Dos Anjos anota sua segunda derrota no octógono e se distancia do cinturão dos pesos-leves.

Acompanhe os resultados do UFC México:

Tony Ferguson venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime;
Diego Sanchez venceu Marcin Held por decisão unânime;
Ricardo Lamas finalizou Charles 'Do Bronx' Oliveira no 2º round;
Martín Bravo nocauteou Claudio Puelles no 2º round;
Beneil Dariush venceu Rashid Magomedov por decisão unânime;
Alexa Grasso venceu Heather Jo Clark por decisão unânime;
Érik Pérez venceu Felipe 'Sertanejo' Arantes por decisão dividida;
Joe Soto finalizou Marco Beltrán no 1º round;
Max Griffin nocauteou Erick Montaño no 1º round;
Douglas Silva de Andrade nocauteou Henry Briones no 3º round;
Sam Alvey venceu Alex Nicholson por decisão unânime;
Marco Polo Reyes venceu Jason Novelli por decisão unânime;
Enrique Barzola venceu Chris Avila por decisão unânime.