Brasileiros recebem gringos com carinho e esquecem gritos de 'uh, vai morrer' no UFC Belém
O card do UFC Belém, evento marcado para este sábado (3), conta com o tradicional embate entre atletas brasileiros e lutadores estrangeiros, cenário que quase sempre garante apoio total do publico aos ídolos locais e rende incansáveis gritos de 'Uh, vai morrer!' - manifestação importada do futebol e que garante uma certa pressão aos visitantes. No entanto, alguns 'gringos' sobram em carisma e vez ou outra conquistam os corações dos fãs.
Nesta quarta-feira, por exemplo, os três atletas estrangeiros escalados para se apresentarem no treino aberto do UFC Belém foram aplaudidos e passaram longe de receberem o tradicional grito que fez da torcida brasileira famosa no mundo do MMA. Pelo contrário, o que se viu no palco montado em um shopping da cidade foi apenas um clima de respeito e amizade.
"Claro que sabia que o Brasil amava MMA, então esperava ser muito bem recebida, mas está bem mais do que eu esperava (aplausos). Essa é minha primeira luta nos moscas (57 kg) e espero ter bons momentos nessa divisão. E a partir de agora eu não paro mais. Nunca gosto de falar o que acontecerá antes de passar pela luta. Estou totalmente focada nessa luta. Me sinto muito bem e muito forte. Vou dar ao público o que querem: espetáculo", prometeu Valentina Shevchenko.
A atleta do Quirguistão, por sinal, encara a lutadora paraense Priscila 'Pedrita', que apesar de ser local recebeu menos aplausos e apoio dos torcedores, que se encantaram com a habilidade de Valentina, ex-desafiante ao cinturão dos pesos-galos (61 kg) e que fará sua estreia na nova divisão neste sábado. Alheia a essa diferença de tratamento, a rival brasileira prometeu empenho no octógono.
"Aqui mora uma Pedrita avassaladora, guerreira e eu cheguei para ficar no UFC. Tenho certeza que logo, logo esse cinturão será meu. Não, será nosso. É Pedrita no UFC", garantiu.
Lyoto ovacionado em casa
Mas embora o clima tenha sido propício para os atletas visitantes, quem foi ovacionado de verdade durante o treino aberto foi Lyoto Machida, ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) que fará a luta principal da noite. Criado em Belém, o carateca, que atravessa a pior fase da carreira com três derrotas seguidas, encara o invicto Eryk Anders e sabe que contará com a apoio de sobra das arquibancadas.
Empolgado, Lyoto aproveitou para arriscar passos da dança carimbó, típica da região, antes de pedir que a torcida, que a essa altura lotava três andares do shopping para ver o treino aberto do UFC Belém, gritasse em uníssono o que ele chamou de grito de guerra: "Pará, Brasil".
"Muito obrigado a todos. É isso que eu quero. Vamos torcer para todos os brasileiros. Tem gente do Rio, de São Paulo e vocês são mais um no octógono. Quando disseram que a luta seria em Belém, eu fiz questão de estar no evento", afirmou antes de iniciar rápida sessão de fotos com os fãs.
Com um cartel perfeito após dez apresentações no MMA profissional, Eryk Anders fará sua primeira aparição em solo brasileiro e pareceu surpreso com a falta de hostilidade dos presentes. Por isso, claro, ele tratou de elogiar os fãs presentes no treino aberto.
"Eu amo os brasileiros, adoro vocês. Apenas recebo contratos e assino. Não tem rivalidade. Isso era o que eu esperava. Treino muito duro para isso, e o que vocês viram na última luta é só um pedaço do que vai rolar sábado. Vou definir a luta no sábado. Sei que ele também estará e não quero desrespeitá-lo, mas vim para vencer", cravou o confiante americano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.