'Durinho' prega respeito a Demian e não teme torcida contra no UFC Brasília
Depois de sete combates realizados fora do Brasil, durante cerca de três anos e meio, Gilbert 'Durinho' finalmente voltará a competir em casa. No entanto, isso não necessariamente significa que o meio-médio (77 kg) contará com a torcida a seu favor. Afinal, do outro lado do octógono estará Demian Maia, um dos atletas brasileiros de maior popularidade e apelo na organização atualmente.
Mas isso tudo não parece abalar o atleta da 'Hard Knocks 365' que, em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, minimizou uma eventual atmosfera desfavorável no UFC Brasília, agendado para o dia 14 de março.
Em tom respeitoso ao compatriota, 'Durinho' destacou a dificuldade de seu próximo desafio, dada as credenciais do veterano de 42 anos, especialista em jiu-jitsu e que vem de três triunfos seguidos. Em contrapartida, o lutador de Niterói ressaltou que uma vitória diante de um adversário do calibre de Demian Maia poderia alavancá-lo ainda mais no ranking do Ultimate e elevá-lo ao pelotão de elite da categoria até 77 kg.
"Talvez, acho que a torcida vai estar contra. Não sei. A gente espera o pior ali. Mas quando entro ali, fico numa zona em que a torcida não incomoda em nada. Se tiver a favor ou contra. Já lutei no Canadá contra canadense e é algo que estou habituado. Mas brasileiro contra brasileiro vai ter três opções: dividido, a favor ou contra. O que vier está valendo", minimizou Gilbert, antes de pregar respeito pelo paulista.
"Uma vitória sobre ele me coloca no nível do topo da categoria, só que não é uma tarefa tão simples. É o Demian, um cara de altíssimo nível, bastante experiente. É um trabalho difícil, mas com uma recompensa grande. Uma vitória dominante te coloca num lugar bom. Uma vitória chata, continua sendo vitória, mas uma dominante pode me jogar para o top 6", disse o atleta que tem duas vitórias nos meio-médios.
O processo de negociação da luta foi turbulento. A princípio, Durinho revelou que Demian não era um de seus principais alvos, apesar de admitir que o duelo faz sentido do ponto de vista do ranking. E após uma suposta negativa por parte da equipe do veterano, a luta esfriou.
No entanto, em uma reviravolta, Gilbert foi surpreendido com a proposta do Ultimate para enfrentar o especialista de jiu-jitsu no card em Brasília, e aceitou de prontidão.
"Processo foi demorado. Eu vinha pedindo para lutar no final do ano passado e falavam que iam me dar um cara ranqueado na minha próxima luta. Na luta do Kamaru (No UFC 245, em dezembro de 2019), o Sean Shelby disse que queria minha luta com o Demian, o que me pegou de surpresa. No UFC São Paulo encontrei com o Demian, pedi até para treinar com ele. Mas acabou que não teve nada, nem trocamos telefone. Mas o manager dele disse que essa luta não interessava, mas parece que o UFC queria. Faz sentido só por causa do ranking. Quando ofereceram eu aceitei", disse o atleta de Niterói, antes de revelar seus alvos iniciais.
"Não era um cara que mirava enfrentar. Desde a minha última luta falaram que iam me dar um cara ranqueado. Pedi o Neil Magny, Ben Askren, antes dele se aposentar, Anthony Pettis e acabou que não rolou e fiquei só esperando. Mas depois que o UFC me ofereceu eu pedi, mas antes nem estava pensando em pedir", afirmou 'Durinho'.
Especialista em jiu-jitsu
Assim como seu último adversário, Ben Askren, Demian terá pela frente outro especialista na luta agarrada. Faixa-preta de jiu-jitsu, 'Durinho' afirmou que ainda não montou uma estratégia para encarar o veterano, mas não descartou um possível 'clássico' na arte suave, como muitos torcedores já visualizam.
"Não sei ainda (testar jogo de chão). Ainda estou vendo com meus treinadores uma estratégia e tenho uns pontos fortes e ele os dele. Pode ser que role teste de jiu-jitsu ou que leve em pé. Vamos ver", declarou Gilbert.
Atualmente, Gilbert 'Durinho' ocupa a 13ª posição do ranking dos meio-médios. Embalado, o atleta de 33 anos encara Demian Maia, sexto colocado na listagem oficial do Ultimate. O confronto entre os dois servirá como 'co-main event' do UFC Brasília, que ainda não possui luta principal definida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.