Edson Barboza revela mudança que o ajudou a atingir sua melhor forma no UFC
Desde que anunciou que desceria de categoria do peso-leve (70 kg) para o peso-pena (66 kg), Edson Barboza lidou com desconfianças de como iria adaptar seu corpo a um corte drástico de peso. No entanto, depois de mais um ano de sua estreia a nova divisão, o brasileiro colhe bons frutos da sua decisão. Com duas vitórias em três duelos, o lutador vai liderar o UFC Vegas 35, neste sábado (28), quando enfrenta Giga Chikadze.
Além da importância do confronto que pode aproximá-lo da parte de cima da classificação, Edson também trata esse compromisso como mais uma prova de que está na sua melhor forma física da carreira. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui) afirmou que a experiência de 11 anos de Ultimate lhe ajudou no amadurecimento como atleta em todas as áreas.
"Entendo meu corpo agora e estou mais saudável do que nunca. Estou no melhor 'shape' da minha vida. Estou blindado, leve, forte, no gás. (...) Com 35 anos estou muito melhor fisicamente de quando tinha 30. Não só fisicamente, como no cardio, força, mas também em questão de lesão. Eu me machucava muito, pois sempre treinei muito. Não lembro qual luta que fui no peso-leve que não tive uma lesão no camp. Quando a gente fica mais leve vai entendendo melhor. Estou muito bem", afirmou o lutador, emendando.
"Quando eu era moleque eu corria, treinava, jogava bola e corria de novo, batia saco, chutava e no dia seguinte queria fazer de novo. Mas quando ficamos mais velhos vamos cansando, mas queria fazer tudo igual. Acreditava que o volume e a quantidade era o principal. Sempre treinava mais que todo mundo. Depois eu fui entendendo, eu posso descansar, tirar um dia off. Hoje eu treino muito duro, como sempre, mas sei quando tem que parar, dar uma descansada, me distrair. Isso mudou minha carreira", completou.
Depois de mais de dois anos, Edson Barboza também volta a encabeçar uma edição do Ultimate, só que dessa vez nessa nova etapa da carreira. O brasileiro não deixou de comemorar essa oportunidade, ainda mais por ter consciência do que ela pode lhe proporcionar para o andamento de sua trajetória na categoria.
"É o reconhecimento que tenho feito um bom trabalho e a chance de lutar um main event é um reconhecimento. Estou muito feliz com essa chance e vamos com tudo. Penso que é um main event, luta de cinco rounds, então quer dizer que estou perto do cinturão. Uma vitória boa vai me colocar bem perto do meu objetivo", explicou.
Depois de estrear no peso-pena com uma controversa derrota para Dan Ige, Edson Barboza se recuperou e venceu, de forma convincente, seus dois compromissos mais recentes, o último deles com um nocaute sobre Shane Burgos, em maio deste ano. No MMA profissional desde 2009, o brasileiro possui 22 triunfos e nove reveses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.