Topo

MMA


Amanda Ribas perde para Katlyn Chookagian em luta equilibrada no UFC

Amanda Ribas enfrenta Katlyn Chookagian - Divulgação/UFC
Amanda Ribas enfrenta Katlyn Chookagian Imagem: Divulgação/UFC

Ag. Fight

15/05/2022 00h46

Amanda Ribas tentou surpreender em sua nova aventura no peso-mosca (57 kg), mas não conseguiu o resultado que almejava. No UFC Vegas 54, evento realizado neste sábado (14), a brasileira enfrentou Katlyn Chookagian e até criou dificuldade para a veterana, mas, ao final dos 15 minutos de batalha, levou a pior por decisão dividida. Com o revés, a promessa do MMA deve retornar ao peso-palha (52 kg).

Amanda Ribas, de 28 anos, é um dos maiores talentos do Brasil no esporte. A atleta estreou no UFC em 2019, disputou sete lutas pela companhia, venceu cinco e perdeu duas vezes. Atualmente, a mineira ocupa a nona posição no ranking do peso-palha e possui triunfos marcantes sobre Mackenzie Dern, Paige VanZant, Randa Markos e Virna Jandiroba.

A luta

O duelo começou movimentado. Agitada, Amanda ignorou o tamanho de Chookagian e aplicou uma bela queda na adversária. No solo, a brasileira conseguiu pontuar, mas não causou tanto dano na veterana. Em pé, 'Blonde Fighter' mudou de postura, equilibrou as ações no octógono e acertou mais golpes.

No segundo round, Chookagian conseguiu conter o ímpeto de Amanda e atacou mais do que foi tocada. No entanto, a brasileira, na base do judô, conseguiu uma importante queda. No solo, a mineira controlou a rival. A veterana se protegeu como pôde e, quando conseguiu ficar de pé, se mostrou superior ao acertar golpes limpos em Amanda, que acusou.

No terceiro e último assalto, as atletas não diminuíram o ritmo. Chookagian apostou no volume de golpes, enquanto Amanda se baseava no poder e em caminhar para a frente. A americana rejeitou as tentativas de queda da mineira e a acertou com golpes retos. Amanda não se intimidou e atacou mais na base da vontade do que da técnica. Na parte final, a brasileira conseguiu a queda, mas 'Blonde Fighter', rapidamente, se levantou. Com o equilíbrio no octógono, as lutadoras foram para o tudo ou nada e empolgaram os fãs. Após 15 minutos de ação, Chookagian superou Amanda por decisão dividida dos juízes.

Resultados do UFC Vegas 54:

Katlyn Chookagian venceu Amanda Ribas por decisão dividida;
Manuel Torres nocauteou Frank Camacho no segundo round;
Allan 'Puro Osso' venceu Jake Hadley por decisão unânime;
Viviane Araújo venceu Andrea Lee por decisão unânime;
Michael Johnson nocauteou Alan 'Nuguette' no 2º round;
Virna Jandiroba venceu Angela Hill por decisão unânime;
Tatsuro Taira venceu Carlos Candelario por decisão unânime;
Andre Petroski finalizou Nick Maximov no 1º round.