Topo

MMA


Leon Edwards consegue feito no UFC e salva recorde de Anderson Silva

Donald Cerrone em ação contra Leon Edwards - Feline Lim/Reuters
Donald Cerrone em ação contra Leon Edwards Imagem: Feline Lim/Reuters

Ag. Fight

21/08/2022 10h45

Ontem (20), em Utah (EUA), Leon Edwards viveu uma noite épica. No UFC 278, o britânico chocou o mundo ao virar a luta contra Kamaru Usman com o nocaute aplicado no quinto e último round e se tornou campeão dos meio-médios da companhia. E, mais do que isso, 'Rocky' conseguiu outros feitos no combate e ainda deixou Anderson Silva com um recorde intacto na organização.

Com o histórico triunfo sobre Usman, Edwards impediu o rival de se igualar ao brasileiro no número de vitórias seguidas no UFC. Dessa forma, mesmo fora da companhia, Anderson Silva segue liderando a estatística com 16 resultados positivos consecutivos, contra 15 do nigeriano. E não parou por aí. Durante a luta, o britânico conseguiu quedar 'The Nigerian Nightmare' e, assim, se tornou o primeiro atleta a derrubar o profissional na organização.

Anderson Silva no Arquivo Confidencial do Faustão - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Anderson Silva no Arquivo Confidencial do Faustão
Imagem: Reprodução/TV Globo

Outro ponto de destaque foi que Edwards tirou a invencibilidade de Usman no UFC e, consequentemente, se vingou do mesmo com requintes de crueldade. O britânico levava a pior na revanche, mas, quando tudo parecia perdido, acertou um chute na cabeça do oponente, o nocauteou e empatou a rivalidade. Em 2015, o nigeriano superou 'Rocky' por decisão unânime. Agora, Leon é o segundo lutador britânico que possui o status de campeão do Ultimate. Anteriormente, Michael Bisping ostentou o cinturão da companhia.

Leon Edwards, de 30 anos, sempre figurou na elite dos meio-médios do UFC e, finalmente, alcançou o topo da categoria. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico disputou 15 lutas, venceu 12, perdeu duas e uma terminou em 'no contest' (sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman, Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.