Topo

GSP elege fator mental como determinante para trilogia entre Usman e Leon

Ag Fight

Ag. Fight

02/09/2022 13h42

No dia 20 de agosto de 2022, Leon Edwards chocou o mundo ao nocautear Kamaru Usman, então melhor lutador pedo-por-peso do planeta e um dos atletas mais dominantes da história do Ultimate. A vitória também empatou e aumentou a rivalidade entre os dois, tornando a eventual trilogia basicamente inevitável. E neste possível confronto, o que fará a diferença será o fator mental. Ao menos é o que afirma Georges St-Pierre, membro do Hall da Fama do UFC e apontado por muitos como o maior peso meio-médio (77 kg) da história do esporte.

Durante uma sessão de perguntas e respostas com os fãs de MMA em Paris nesta sexta-feira (2), 'GSP' destacou que é comum que os lutadores tenham sua confiança colocada em cheque após serem derrotados no octógono. Para o ex-atleta canadense, é exatamente este cenário que Usman terá pela frente no terceiro embate com Edwards. Caso o nigeriano supere o trauma e retome o cinturão, a remontada aumentará ainda mais seu legado no esporte, de acordo com o astro canadense.

"Depois de uma derrota, vemos frequentemente lutadores que têm sua confiança abalada. E a confiança é muito importante para um lutador, porque você pode ter toda a habilidade do mundo, mas se você não estiver confiante é como se uma pessoa tivesse muito dinheiro no banco mas não conseguisse ter acesso a ele. Então, para a mágica acontecer, você precisa da habilidade e da confiança. Veremos o quão forte Usman é mentalmente, e se ele voltar e vencer o título, acho que isso vai engrandecer ainda mais seu legado. Será uma grande luta (trilogia), um grande desafio", projetou, de acordo com o site 'MMA Junkie'.

St-Pierre também fez questão de elogiar Leon e rechaçar quem atribui o 'fator sorte' ao triunfo do atleta inglês sobre Usman. Na opinião de GSP, o desfecho e o histórico dos dois lutadores o colocam em pé de igualdade para a aguardada trilogia.

"Ele mostrou a que veio no primeiro round com técnica incrível para colocar Usman de costas, montar e atacar as costas. Acho que o que torna Leon tão bom é o seu QI de luta. Ele também é ótimo em neutralizar a força de seus oponentes e trazer a luta para onde se sente confortável", destacou, antes de completar.

"Kamaru estava vencendo a luta, mas ele cometeu um erro crucial, que é imperdoável nesse nível de competição. Ele fez 'zig' quando deveria ter feito 'zag', e créditos ao Leon Edwards, que planejou bem (o golpe). Foi incrível e ele ganhou o título. Agora eles terão a revanche e veremos o que vai acontecer. As coisas mudam, você nunca luta com o mesmo atleta duas vezes. Você pode encarar o mesmo nome, mas nunca o mesmo atleta. Todo combate deixa uma cicatriz, para o mal ou para o bem", concluiu o canadense.

A trilogia entre Kamaru Usman e Leon Edwards ainda não foi oficialmente confirmada pelo Ultimate, mas ambas as partes já assinalaram positivamente para a realização do confronto. A expectativa é de que os meio-médios se enfrentem na Inglaterra, país do atual campeão.