Topo

MMA


Usman descreve 'apagão' na memória após ser nocauteado no UFC

Josh Edwards nocauteou o favorito Kamuru Usman na luta principal do UFC 278 - Chris Unger/Zuffa LLC
Josh Edwards nocauteou o favorito Kamuru Usman na luta principal do UFC 278 Imagem: Chris Unger/Zuffa LLC

Ag. Fight

05/09/2022 11h46

Kamaru Usman sofreu um dos nocautes mais brutais da história do UFC diante de Leon Edwards, em 20 de agosto. Além de perder o cinturão dos meio-médios (77 kg) da companhia, o lutador nigeriano admitiu que não se lembra de boa parte do que ocorreu após ter sido acertado pelo chute alto do rival. De acordo com o atleta, o 'apagão' em sua memória se encerrou quando ele já estava dentro da ambulância com a equipe médica avaliando sua condição.

Em participação no podcast 'The Joe Rogan Experience', Usman destacou que sua intenção não era vencer por pontos, e sim nocautear Edwards. No entanto, o plano não saiu como previsto e foi o adversário inglês que conseguiu a façanha, a menos de um minuto do fim do combate, que liderou o card do UFC 278, em Salt Lake City (EUA).

"O que eu queria fazer é condicioná-lo para depois lançar socos que ele não poderia ver, queria derrubá-lo e acabar com aquilo. Queria jogar o golpe com convicção, como fiz contra o Masvidal e liquidar a fatura. Queria balançar para a esquerda, direita e depois descarregar os golpes, mas eu tinha que fazê-lo andar primeiro, e não fiz um bom trabalho com isso. Estou lá, me movimentando para um lado e para o outro e pensei: 'Ok, agora eu condicionei bem seus passos', mas na verdade não tinha nem um pouco. Daí eu balanço para a esquerda, depois para a direita e (a próxima coisa que lembro) é estar sentado na ambulância e eles me perguntando: 'Você sabe onde está?'. Fiquei tipo: 'Mas que m**** está acontecendo?'", declarou o atleta.

Curiosamente, é possível ver 'The Nigerian Nightmare' aparentemente consciente após ser derrotado, ainda no octógono. Mas, de acordo com o próprio, a interação com sua equipe e familiares foi completamente no 'modo piloto automático', uma vez que Usman não tinha lembrança alguma desses momentos até reassistir o confronto e seu desfecho brutal.

"Eu estava bem. Assisti a luta acabar depois. Estava ok, conversando, falei com o Trevor (treinador), e com todo mundo, porque você sabe que você vai para os bastidores e te levam para a tenda médica, para te avaliarem. Conversei com minha família, abracei todo mundo, isso foi filmado e tudo mais. Mas só me lembro de ter sentado. É como se? Bom, o Leon me deu uma soneca de 20 minutos. Estava rindo histericamente no hospital porque tive que ir e passar pela checagem e tudo mais, e acabou que estava tudo bem. Fui para a ambulância e estavam perguntando: 'Você sabe onde está?'. Respondi: 'Sim, Salt Lake City, UFC 278'. Aí perguntaram: 'Qual a data do seu aniversário?'. Respondi e eles ficaram: 'Ah, perfeito'. Consegui acertar tudo", finalizou o lutador.

Por ocupar o trono de melhor lutador peso-por-peso do planeta antes de seu confronto com Leon, Usman provavelmente terá direito a uma revanche imediata pelo cinturão e a chance de desempatar a rivalidade com 'Rocky' em uma eventual trilogia. A expectativa, inclusive, é de que o terceiro confronto entre os dois ocorra na Inglaterra, país de origem do atual campeão até 77 kg.