Maurício Shogun se aposenta do MMA com derrota por nocaute no UFC Rio
Chegou ao fim a trajetória de Maurício 'Shogun' no MMA. Neste sábado (21), no Brasil, o ícone do esporte não conseguiu se utilizar do fator casa e sofreu uma dura derrota por Ihor Potieria. O curitibano mostrou a habitual agressividade, porém não resistiu ao poder do oponente e acabou nocauteado no primeiro round.
Mas se 'Shogun' foi derrotado no octógono, saiu dele reverenciado pela torcida e também pelo adversário que o superou. Emocionado, o brasileiro, derrotado pela terceira vez seguida, agradeceu os fãs pelo carinho e por sempre estarem com ele tanto nos momentos bons, quanto nos ruins.
"Galera, desculpa. Eu queria encerrar dando uma vitória. Dei o meu máximo, mas não consegui. Estou cansado. Luto há 21 anos. Obrigado aos fãs. Vocês sempre foram o meu maior combustível. Obrigado", declarou o ex-campeão do UFC.
Maurício 'Shogun', de 41 anos, se despede do MMA como uma lenda. O brasileiro iniciou sua trajetória no esporte em 2002 e foi campeão do Pride e do UFC. O atleta possui um cartel composto por 27 vitórias, 14 derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Alistair Overeem (duas vezes), Chuck Liddell, Corey Anderson, Forrest Griffin, Lyoto Machida, Kevin Randleman, Mark Coleman, 'Rampage' Jackson, Ricardo Arona, Rogério Nogueira (três vezes).
A luta
O primeiro movimento ofensivo foi por parte de Potieria, com uma sequencia de socos. Experiente, 'Shogun' respondeu com chutes e acertou um potente cruzado no oponente. Mais jovem e rápido, o ucraniano tocava mais na lenda do MMA.
Empurrado pela torcida, o brasileiro tentava ignorar o fato de ser 15 anos mais velho do que Potieria, colocando poder em seus ataques, porém levou um susto com uma investida do oponente. Ao perceber que abalou 'Shogun', o ucraniano ganhou confiança, permaneceu em cima do veterano e liquidou a fatura com uma sequência de socos sem resposta do ex-campeão do UFC.
Empolgado com o triunfo, Potieria comemorou e fez menção de atirar em 'Shogun', mas mudou de ideia. Depois, o ucraniano pregou respeito e mostrou sua admiração pelo ícone do MMA. Por sua vez, o brasileiro encerrou sua carreira como lutador sendo acolhido por sua equipe e pelo público presente na 'Jeunesse Arena' e, em um momento especial, teve seu nome entoado pelos fãs e saiu sob aplausos do octógono.
Resultados do UFC Rio:
Ihor Potieria nocauteou Maurício 'Shogun' no 1º round;
Bruno 'Hulk' nocauteou Gregory 'Robocop' no 1º round;
Thiago Moisés finalizou 'Melk' Costa no 2º round;
Gabriel 'Marretinha' finalizou Mounir Lazzez no 1º round;
Jailton 'Malhadinho' venceu Shamil Abdurakhimov por nocaute técnico;
Cody Stamann venceu Luan Lacerda por decisão unânime;
Ismael 'Marreta' nocauteou Terrance McKinney no 2º round;
Nicolas Dalby venceu Warlley Alves por decisão dividida;
Josiane Nunes venceu Zarah Fairn Dos Santos por decisão unânime;
Daniel Marcos nocauteou Saimon Oliveira no 2º round.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.