Alexa Grasso faz história, finaliza Shevchenko e é campeã dos moscas do UFC
Alexa Grasso simplesmente fez história no UFC. Na edição de número 285, realizada neste sábado (4), em Las Vegas (EUA), a mexicana ignorou o status de zebra para a importante luta contra Valentina Shevchenko e não temeu a reputação da mesma no MMA. É bem verdade que a atleta encontrou dificuldade no octógono, mas perseverou e se tornou campeã do peso-mosca (57 kg) ao finalizar 'Bullet' no quarto round.
Com o triunfo, Grasso se tornou a primeira lutadora mexicana a se tornar campeã do UFC. Vale destacar que o país vive fase mágica no MMA. Agora, Alexa, com o cinturão do peso-mosca, se junta com Brandon Moreno e Yair Rodriguez, que são donos do título linear do peso-mosca e interino do peso-pena (66 kg), respectivamente. Por outro lado, Valentina, derrotada pela primeira vez na categoria, admitiu que cometeu um erro técnico e, ainda no octógono, já expressou o interesse em encarar a algoz, em uma revanche imediata.
Alexa Grasso, de 29 anos, demorou, mas, enfim, emplacou no UFC e se tornou campeã do peso-mosca. A talentosa mexicana, conhecida pelo bom nível na trocação, estreou pela companhia em 2016, disputou 11 lutas, venceu oito lutas e perdeu três vezes. Seus principais triunfos foram sobre sobre Joanne Wood, Karolina Kowalkiewicz, Maycee Barber, Randa Markos, Viviane Araújo e Valentina Shevchenko.
A luta
O primeiro round foi agitado e equilibrado. Valentina e Grasso mostraram o alto nível que possuem na trocação. A quirguistanesa respeitou o boxe da adversária, mas acertou bons chutes e uma cotovelada rodada. Por sua vez, a mexicana tocou mais em 'Bullet' e a assustou com diretos. No segundo assalto, Shevchenko optou por não correr riscos e quedou a oponente rapidamente. No solo, atleta controlou Alexa ao acertar socos. Com a luta de volta em pé, Valentina quedou a mexicana novamente e administrou a posição.
No terceiro round, enquanto a luta se desenvolveu em pé, o equilibrou entre as atletas era notório, porém Valentina, mais completa, esperou o momento certo e quedou Grasso. Por cima, 'Bullet' administrou a luta. Na sequência, o árbitro mandou as lutadoras levantarem, mas a quirguistanesa quedou Alexa novamente e quase finalizou o combate.
No quarto round, Valentina tentou derrubar Grasso, mas a mexicana, atenta, se defendeu. Na trocação, o duelo seguiu equilibrado, porém Bullet aplicou jabs com maior frequência do que Grasso. Na reta final do assalto, Shevchenko optou por aplicar um chute rodado, que não levou perigo para a adversária. Em seguida, Alexa pegou as costas da quirguistanesa e, no solo, não desperdiçou a oportunidade, finalizou a estrela do MMA com um mata-leão, entrando para a história do esporte.
Resultados do UFC 285:
Alexa Grasso finalizou Valentina Shevchenko no 4º round;
Shavkat Rakhmonov finalizou Geoff Neal no 3º round;
Mateusz Gamrot venceu Jalin Turner por decisão dividida;
Bo Nickal finalizou Jamie Pickett no 1º round;
Cody Garbrandt venceu Trevin Jones por decisão unânime;
Dricus du Plessis nocauteou Derek Brunson no 2º round;
Amanda Ribas venceu Viviane Araújo por decisão unânime;
Marc-André Barriault nocauteou Julian Marquez no 2º round;
Ian Garry nocauteou Song Kenan no 3º round;
Cameron Saaiman venceu Leomana Martinez por decisão majoritária;
Tabatha Ricci finalizou Jessica Penne no 2º round;
Farid Basharat venceu Da'Mon Blackshear por decisão unânime;
Loik Radzhabov venceu Esteban Ribovics por decisão unânime.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.