Topo

MMA


Estreante, Jafel Pastor promete "frustrar planos" de Mokaev no UFC 286

Ag. Fight

18/03/2023 05h00

Após conquistar seu contrato com o Ultimate via 'Contender Series', em setembro do ano passado, Jafel Filho terá uma dura missão em sua estreia pela companhia neste sábado (18), no card do UFC 286, sediado em Londres (ING). Logo na sua primeira experiência no octógono mais famoso do mundo, 'Pastor', como é conhecido, enfrentará uma das maiores promessas do peso-mosca (57 kg) na atualidade: o russo radicado na Inglaterra Muhammad Mokaev, apontado por muitos como uma futura estrela da organização. Ciente do desafio, o brasileiro mostra confiança.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Jafel reconheceu o talento de seu adversário e, inclusive, mostrou admiração pelo rival, mas ressaltou que gosta de "frustrar os planos" de atletas 'hypados'. O brasileiro ainda destacou que este tipo de situação já aconteceu no passado, em mais de uma oportunidade, inclusive na luta que garantiu seu lugar no plantel do UFC, quando desbancou o até então invicto lutador venezuelano Roybert Echeverria, por nocaute técnico, no programa Contender Series.

"Eu sou muito fã do Mokaev, não vou negar. Eu já seguia a carreira dele, não perdia as lutas dele. A gente pegou (a luta) e eu fiquei muito feliz. Porque é um card numerado, importante. E uma coisa que me anima muito é lutar com atletas invictos. Eu sempre falo que sou um cara que frustra a invencibilidade de muitos atletas. Já peguei vários atletas invictos na minha carreira... O do Contender, que também era um cara que muita gente do UFC já estava apostando nele. E eu fiquei muito empolgado. Eu gosto de lutar com torcida contra, gosto de lutar na pressão. Eu fico mais calmo lutando na pressão da torcida contrária do que com a torcida a favor", afirmou Jafel 'Pastor'.

Com um cartel invicto desde sua estreia no MMA amador, onde foi bicampeão mundial pela IMMAF, Mokaev tem correspondido à expectativa com a qual chegou no UFC. Até o momento, foram três lutas e três vitórias para o russo no octógono do Ultimate, duas delas pela via rápida. Apesar disso, Jafel - maior zebra do card do UFC 286 nas bolsas de apostas - mantém o discurso confiante e garante que o oponente possui, sim, algumas brechas a serem exploradas durante o combate.

"Ele realmente é carne de pescoço, é um atleta duro, aguerrido, é um cara que realmente se dedica ali dentro. (Mas) ele tem brechas, tem brechas em pé, no chão, tem brechas atacando e, principalmente, defendendo. Porque quando você está muito acostumado a só atacar, você não se preocupa muito com a defesa. Eu sempre penso que não sou eu que tenho que ter cuidado com o jogo dele, ele que tem que ter cuidado com o meu jogo. Se for para agarrar, a gente luta agarrado, se ele quiser trocar porrada, eu vou nocautear ele... Se quiser trocar queda, vamos trocar queda. Ele pode ter o wrestling, mas eu tenho o jiu-jitsu. E eu também percebi que ele se frustra muitas vezes quando ele não consegue impor o jogo dele. Então, é isso, eu vou vencê-lo na cabeça e na inteligência", concluiu.

Atleta da tradicional academia 'Nova União', Jafel Filho, o 'Pastor', possui 14 vitórias, 13 delas pela via rápida, e duas derrotas na carreira até o momento. Por outro lado, Muhammad Mokaev soma oito triunfos, três deles já como atleta do UFC, um 'no contest' (sem resultado) e nenhum revés no currículo como profissional.