Em sua primeira defesa de título, Alexandre Pantoja seguiu a estratégia à risca, venceu Brandon Royval e manteve o cinturão peso-mosca (57 kg) do UFC. O triunfo veio na decisão unânime dos juízes após o final dos cinco rounds previstos para a disputa realizada no 'co-main event' da edição de número 296, neste sábado (16), em Las Vegas (EUA).
Para sair vencedor e defender seu cinturão com sucesso, Pantoja utilizou-se da superioridade no wrestling para aplicar várias quedas no desafiante durante a disputa. No solo, apesar de manter o domínio e até chegar em boas posições, o brasileiro não conseguiu ser extremamente efetivo em seus ataques, muito por méritos de Royval, número 2 no ranking dos moscas, que se defendeu com destreza.
Esta foi a segunda vitória de Pantoja sobre Royval no UFC. Em 2021, o brasileiro finalizou o americano, em duelo sem cinturão em jogo. Ao final, na entrevista pós-luta, ainda no octógono, o atleta de Arraial do Cabo (RJ) repetiu seu desejo de servir como exemplo e ídolo no Brasil.
A luta
A disputa começou de forma frenética, principalmente por causa do brasileiro, que iniciou de forma agressiva. Depois de duas tentativas frustradas, Pantoja conseguiu uma queda aos dois minutos de luta. Depois de muita movimentação no solo, com domínio posicional do carioca, o duelo voltou em pé nos últimos segundos. Vantagem para o campeão no primeiro assalto.
Logo no início do segundo round, Pantoja acertou um bom soco no desafiante. Mesmo melhor em pé, o brasileiro buscou novamente a luta agarrada e quedou o rival. Por cima, o campeão foi bem travado pelo americano. Na volta da luta em pé, mais um golpe do carioca balançou Royval.
Com a estratégia bem traçada, Pantoja conseguiu nova queda nos primeiros momentos do terceiro round. Dessa vez, o campeão chegou próximo de encaixar um katagatame, que foi bem defendido por Royval. Com a luta em pé novamente, o brasileiro demonstrou certo cansaço e viu o americano crescer no combate.
Após mais uma queda nos primeiros segundos do assalto, o campeão chegou às costas do americano, que se recusava a desistir, conseguindo sobreviver e até mesmo reverter a posição no final.
Precisando de uma finalização ou nocaute, Royval voltou para o último round muito agressivo. Já Pantoja, mais desgastado, não conseguiu neutralizar o ímpeto do desafiante na trocação, recebendo alguns golpes perigosos. Na metade do assalto, o campeão aplicou nova queda e trabalhou para garantir a defesa de título.
Confira os resultados do UFC 296:
Alexandre Pantoja venceu Brandon Royval por decisão unânime dos juízes;
Shavkat Rakhmonov venceu Stephen Thompson por finalização;
Paddy Pimblett venceu Tony Ferguson por decisão unânime dos juízes;
Josh Emmett venceu Bryce Mitchell por nocaute;
Alonzo Menifield venceu Dustin Jacoby por decisão unânime dos juízes;
Irene Aldana venceu Karol Rosa por decisão unânime dos juízes;
Cody Garbrandt venceu Brian Kelleher por nocaute;
Ariane Lipski venceu Casey O'Neill por finalização;
Tagir Ulanbekov venceu Cody Durden por finalização;
Andre Fili venceu Lucas Almeida por nocaute técnico;
Shamil Gaziev venceu Martin Buday por nocaute técnico.
Deixe seu comentário