UFC 302: Elizeu Capoeira perde para jamaicano e se afasta do top-15

Aos 37 anos, Elizeu Zaleski chegou ao UFC 302 motivado por uma recente renovação contratual. Mas o primeiro combate dentro do novo ciclo não foi como o brasileiro esperava. Na luta que abriu o card principal do evento deste sábado (1º), em Newark (EUA), 'Capoeira' batalhou, mas acabou sendo superado pelo jamaicano Randy Brown na decisão unânime dos juízes.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play e pague R$ 24,90 por mês no pacote anual

O revés interrompeu uma sequência invicta de três rodadas de Elizeu e afastou o brasileiro de uma eventual entrada no top 15 dos meio-médios (77 kg). Por sua vez, Brown emplacou seu terceiro triunfo consecutivo no UFC e, após o duelo, desafiou Geoff Neal, número 10 do ranking da categoria.

A luta

Brown começou o confronto mais ativo, explorando sua envergadura e conectando bons jabs. Mais cauteloso, Elizeu soltou um bom chute na linha de cintura em forma de resposta. Em seguida, o brasileiro reclamou de um 'dedo no olho' e, após alguns segundos de interrupção, a luta foi reiniciada. Depois do jamaicano acelerar o ritmo, Capoeira conseguiu contragolpear e colocar o combate no solo. O jamaicano, porém, rapidamente se ergueu. Na reta final do assalto, Brown conectou uma bela joelhada de encontro em Elizeu, que absorveu o golpe.

No início do segundo round, Capoeira conectou um belo direto, que fez Brown caminhar para trás. Sentindo o bom momento, o brasileiro marchou para frente e derrubou o jamaicano, atacando suas costas. Com um bote, Elizeu quase encaixou o mata-leão, mas sem o ajuste ideal, viu seu oponente livrar o pescoço. Surpreendentemente, Brown conseguiu raspar e, na reta final, quase finalizou Capoeira justamente com um mata-leão.

Virtualmente empatados, os atletas abriram o terceiro e último round trocando chutes baixos. Em seguida, Capoeira reclamou novamente de um dedo no olho, mas o árbitro não descontou um ponto de Brown. Com sua marca registrada, Elizeu tentou surpreender Randy com um chute alto giratório, mas o ataque não pegou em cheio. Em resposta, o jamaicano conseguiu desferir uma bela joelhada no contragolpe. Sentindo o bom momento do rival, Elizeu travou o confronto com Brown com as costas na grade. Mesmo com o rosto ensanguentado, Capoeira conseguiu a queda e atacou as costas, mas a luta se encerrou.

Confira abaixo os resultados do UFC 302 até então:

  • Randy Brown venceu Elizeu Capoeira por decisão unânime
  • Roman Kopylov venceu César Almeida na decisão dividida dos juízes
  • Jailton Malhadinho venceu Alexandr Romanov via finalização no 1º round
  • Grant Dawson venceu Joe Solecki por decisão unânime
  • Jake Matthews venceu Phil Rowe por decisão unânime
  • Bassil Hafez venceu Mickey Gall por decisão unânime
  • Ailin Perez venceu Joselyne Edwards por decisão unânime
  • André Mascote venceu Mitch Raposo por decisão unânime

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.