Topo

MMA


Ex-campeã, Carla Esparza anuncia aposentadoria após derrota polêmica no UFC 307

05/10/2024 20h52

A segunda luta do UFC 307 deste sábado (5), em Utah (EUA), serviu também como um adeus a uma das maiores pioneiras do MMA feminino. Primeira campeã peso-palha (52 kg) da história do Ultimate, Carla Esparza entrou em ação contra outra veterana, Tecia Pennington. E após um duelo bastante equilibrado, 'Cookie Monster', como é conhecida, acabou superada na decisão unânime dos juízes. O resultado, porém, foi bastante contestado pelos fãs presentes na arena Delta Center, que vaiaram assim que o parecer oficial foi anunciado.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play.

Relacionadas

Mesmo derrotada, Carla foi homenageada logo após o confronto, com um vídeo promocional exibindo os melhores momentos de sua carreira no MMA profissional. Bastante emocionada e com o filho no colo, a wrestler americana agradeceu ao apoio dos torcedores ao longo de toda sua trajetória. Aos 36 anos, Esparza já planejava pendurar as luvas e consolidou o desejo em um grande card do UFC.

"Sabe o que? Muito obrigado a todos. Foi uma luta incrível. Não podemos deixar para os juízes. Acho que venci a luta, mas foi uma grande luta, Tecia. Foi uma honra fazer isso contra uma grande lutadora. Nossa, tem sido uma jornada incrível nesses 15 anos. Lutei contra as melhores do mundo. Não é sempre fácil, existem altos e baixos, mas não mudaria nada. Agradeço a todos os fãs, minha equipe, minha família, ao UFC, a todos. Eu amo esse esporte", declarou a veterana, momentos antes de deixar as luvas no centro do octógono.

A luta

Tecia iniciou o combate caminhando para frente, apostando na velocidade. Carla, por sua vez, apostou em golpes singulares. Especialista na luta agarrada, Esparza conseguiu, após duas tentativas frustradas, aplicar a queda e cair por cima da rival. Na posição de 100 kg, a ex-campeã abriu espaços para investir no ground and pound e pontuar. Por baixo, Pennington apenas resistiu às investidas até o soar do gongo para o intervalo.

Depois de ser controlada no solo, Tecia voltou para o segundo assalto mais comedida na trocação. Buscando não deixar brechas, 'The Tiny Tornado' passou a chutar as pernas de Esparza. Em seguida, Pennington conectou um belo cruzado em Carla, balançando a rival. Acuada, Esparza buscou a queda, mas viu a oponente se defender bem. Nos segundos finais, a ex-campeã conseguiu levar a luta para o solo, mas por poucos segundos.

Com o confronto possivelmente empatado, as veteranas voltaram para o terceiro assalto com mais cadência. Um pouco mais ágil em pé, Tecia levava a melhor nas interações, sobretudo com bons chutes baixos. Em resposta, Carla conectou um cruzado que balançou a adversária. A ex-campeã acelerou o ritmo no minuto final, equiparando as ações. Com poucos segundos para o fim, Esparza conseguiu a queda e terminou o combate batendo por cima.

Currículo de Carla Esparza

Atleta profissional do MMA desde 2010, Carla Esparza acumulou um cartel de 19 vitórias e oito derrotas. Dona de um wrestling de excelência, a americana conquistou o cinturão inaugural peso-palha em duas organizações: Invicta FC e UFC. No Ultimate, 'Cookie Monster' - como a veterana é conhecida - também venceu o 'TUF 20' e voltou a se sagrar campeã da divisão até 52 kg em maio de 2022, quase uma década depois de seu primeiro título na liga.

Confira abaixo os resultados do UFC 307 até então:

Tecia Pennington venceu Carla Esparza por decisão unânime

Court McGee venceu Tim Means por finalização no primeiro round

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-campeã, Carla Esparza anuncia aposentadoria após derrota polêmica no UFC 307 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


MMA