No último dia 24, em São Paulo, o boxe se despediu de José Adilson Rodrigues dos Santos, popularmente chamado de 'Maguila'. O brasileiro, que lutava contra a encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, desde 2013, faleceu aos 66 anos.
Mas se enganou quem pensou que a fama do ex-lutador se restringia apenas ao seu país de origem. Pelo contrário, até Mike Tyson, lenda da nobre arte, prestou sua homenagem ao antigo companheiro de profissão.
Durante um bate-papo virtual com membros da imprensa, inclusive a reportagem da Ag Fight, para promover a luta de boxe contra Jake Paul, no dia 15 de novembro, no Texas (EUA), 'Iron Mike' se mostrou em choque ao tomar conhecimento da morte do brasileiro e estranhou o fato dele ter sido vítima da doença, uma vez que, ao longo de sua carreira, perdeu poucas vezes. Vale pontuar que o ex-lutador venceu 77 combates e perdeu sete vezes, todas por nocaute.
Como Maguila recebeu diversos golpes traumáticos na cabeça, seu estado de saúde se agravou nos últimos anos, o levando a morar em uma clínica de repouso. Visivelmente chateado ao saber do falecimento do brasileiro, Tyson fez questão de elogiá-lo por sua conduta diferenciada em âmbito pessoal e profissional. De acordo com o veterano, Adilson assustava apenas quem não o conhecia, pois era um gigante doce.
"Nossa, sério? Ele faleceu? Que pena ouvir isso. Ele não teve lutas suficientes para morrer de demência, não é? Não levou tantos golpes assim. Foi nocauteado só umas duas vezes ou algo assim? Ele nunca levou surras nem nada. Ele sempre foi um cavalheiro. Nunca se passou por durão ou malvado. Sempre foi um cara gentil", declarou a lenda do boxe.
Encontro marcante
Competindo desde 1985 até os dias de hoje, naturalmente, o caminho de Tyson cruzaria com o de Maguila. No entanto, os ícones do boxe nunca se enfrentaram no ringue. Mesmo assim, o americano relembrou do encontro com Adilson, em 1990.
Na ocasião, 'Iron Mike' nocauteou Henry Tillman e o brasileiro foi nocauteado por George Foreman. Portanto, como conheceu o Maguila de verdade, o que não entrava em cena no ringue, Tyson esbanjou fairplay ao mandar uma mensagem carinhosa aos familiares do mesmo.
"Ele estava no card preliminar, eu lutava contra Henry Tillman, ele com George Foreman, acho. Bom, desejo o melhor e sinto muito. Meus pêsames. É uma pena que isso tenha acontecido com ele. Ele era um cavalheiro, um homem muito gentil", concluiu o americano.
Registros de Tyson e Maguila no boxe
Mike Tyson, de 58 anos, é considerado um dos melhores pesos-pesados da história do boxe. Em sua carreira, 'Iron Mike' conquistou múltiplos títulos, construiu um cartel composto por 50 vitórias, sendo 44 por nocaute, seis derrotas e dois 'no contest' (sem resultado) e marcou época no esporte.
José Adilson Rodrigues dos Santos iniciou sua trajetória no boxe profissional em 1983 e realizou sua última luta em 2000. Em sua carreira, o brasileiro construiu um cartel composto por 77 vitórias, sendo 61 por nocaute, sete derrotas e um empate. Maguila foi tão relevante no esporte, que chegou a medir forças com verdadeiras lendas como Evander Holyfield e George Foreman.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.