Em fevereiro de 2024, Carlos Prates fazia sua estreia no Ultimate. Menos de dez meses depois do debute, o brasileiro está prestes a liderar um card da principal organização de MMA do mundo - o UFC Vegas 100, programado para este sábado (9). Mas o que explica a meteórica ascensão do atleta de Taubaté (SP)? Comparado a Anderson Silva por Dana White, fumante declarado, nocauteador e dono de uma personalidade rara nos esportes de combate, o meio-médio (77 kg) da equipe 'Fighting Nerds' desafia a lógica e cativa os fãs ao redor do mundo.
Aos 31 anos de idade, 'The Nightmare', como é conhecido, possui uma bagagem prévia no muay thai e kickboxing. Posteriormente, se aventurou no MMA profissional, com sua luta de estreia feita em 2012. O cartel de 20 vitórias e seis derrotas pode não transparecer o momento iluminado que Carlos vive na modalidade. Afinal de contas, desde junho de 2019 o striker paulista não sabe o que é perder. Desde então, foram dez triunfos consecutivos - sendo os três últimos já no UFC
Comparado a Anderson Silva
Prates garantiu uma vaga no Ultimate via 'Contender Series', em agosto de 2023. Na oportunidade, o brasileiro nocauteou Mitch Ramirez e impressionou Dana White, que assistiu o combate de perto. O presidente do UFC ficou tão estimulado com o potencial do brasileiro que o comparou a uma lenda da empresa: Anderson Silva. E se engana quem pensa que a declaração assustou Carlos, muito pelo contrário. Lisonjeado com as palavras do patrão, o striker garantiu, antes mesmo de sua estreia na liga, que se tornaria uma estrela da companhia.
Estilo impactante
A comparação feita com Anderson Silva não foi à toa. Apesar de competir em uma categoria diferente da que Spider se consagrou, Carlos possui um trocação de excelência e bem adaptada ao MMA. Com ataques certeiros e sem afobação, o 'frio e calculista' atleta coleciona nocautes na modalidade - com 15 das 20 vitórias conquistadas dessa forma. Suas primeiras três lutas no UFC, inclusive, geraram grande impacto, já que Prates nocauteou os três adversários que enfrentou e, de quebra, ganhou o 'bônus' de Performance da Noite em todas as oportunidades.
Lutador fumante?
Para além do desempenho esportivo acima da média, Carlos possui um carisma natural que atrai os fãs de maneira natural. E uma boa prova da personalidade rara do brasileiro é a "divulgação" de práticas teoricamente não condizentes com a rotina de um atleta profissional. Em suas redes sociais, o striker não esconde alguns de seus hábitos pessoais, como o consumo de bebidas alcoólicas, presença em festas e o vício em cigarros. Em entrevista à Ag Fight, Prates chegou admitir que, em determinado momento da vida, fumava um maço por dia.
Mas ao contrário do que muitos poderiam esperar, a postura de Carlos não tem sido alvo de críticas, e sim de uma grande identificação por uma já grande legião de fãs que aprovaram a rotina sem filtros compartilhada pelo brasileiro. Desta forma, essa persona de 'atleta raíz' tem sido cada vez mais explorada por Prates que, de maneira natural, consegue colher os frutos dessa estratégia.
Protagonismo rápido e moral no UFC
Depois de se mostrar ser um 'pacote completo' e bastante raro nos esportes de combate, Carlos ganhou rapidamente moral junto ao Ultimate. E a prova disso é um protagonismo rápido cedido ao brasileiro, que faz sua primeira luta principal no evento com menos de um ano de casa. Neste sábado, no UFC Vegas 100, Prates mede forças contra Neil Magny. Em caso de nova vitória, o 'lutador fumante' pode, além de entrar no top 15 do ranking da categoria, se consolidar de vez como uma realidade e grande esperança do MMA nacional entre os meio-médios.
Deixe seu comentário