UFC: Brasileiro fica ensanguentado, sofre nocaute e perde invencibilidade no MMA
16/11/2024 22h51
Depois de emplacar oito vitórias seguidas para iniciar sua carreira no MMA, duas delas já pelo Ultimate, o peso-pesado Jhonata Diniz conheceu sua primeira derrota na modalidade neste sábado (16). Pelo card preliminar do UFC 309, em Nova York (EUA), o kickboxer brasileiro foi superado pelo polonês Marcin Tybura, que aceitou o combate de última hora, por nocaute técnico, via interrupção médica.
Depois de chegar a levar o rival à knockdown ainda no começo do confronto, Diniz sucumbiu ao grappling do experiente lutador polonês, que virou o jogo e, na base do ground and pound decretou o fim da invencibilidade do brasileiro no MMA. Isso porque, após sofrer com as cotoveladas do oponente no segundo round, o striker paranaense foi impedido pelo médico responsável pelo evento de continuar na luta, ao ser avaliado no intervalo antes da terceira etapa.
A luta
O brasileiro começou muito bem na trocação. Depois de bons golpes aplicados por Jhonata, Tybura foi à lona em knockdown. Sentindo a oportunidade de terminar a luta, Diniz partiu para cima do rival no chão, mas acabou sendo raspado, ficando por baixo. Experiente e mais qualificado no grappling, o polonês passou a controlar as ações e chegou, inclusive, na montada, onde aproveitou para bater com socos e cotoveladas.
Alertado pelo corner para evitar a luta de chão, Jhonata voltou para o segundo round com a intenção de controlar a distância e usar sua maior técnica na trocação para superar o rival. Porém, restando mais da metade do tempo para o final da etapa, Tybura conseguiu aplicar mais uma queda. No solo, o polonês chegou novamente na montada e, com uma série de cotoveladas, abriu diversos cortes no rosto do brasileiro, que ficou com a cara ensanguentada e foi salvo pelo gongo.
No seu retorno para o corner após o fim do segundo round, Diniz teve dificuldade para andar, parecendo estar tonto após a onda brutal de ataques do oponente. Antes do retorno para o terceiro assalto, o médico responsável pelo evento entrou em ação para avaliar a situação do brasileiro e sugeriu a interrupção do duelo. Inconformado, Jhonata reclamou da decisão veementemente, mas o árbitro central Herb Dean acatou a recomendação do profissional de saúde.
Confira os resultados do UFC 309:
- Marcin Tybura venceu Jhonata Diniz por nocaute técnico (interrupção médica);
- Ramiz Brahimaj venceu Mickey Gall por nocaute;
- Oban Elliot venceu Bassil Hafez por nocaute;
- Eduarda Ronda venceu Veronica Hardy por decisão unânime dos juízes.