À la Poatan, Deiveson pode se aproximar de bicampeonato com vitória no UFC China
22/11/2024 21h30
Neste sábado (23), Deiveson Figueiredo faz a luta principal do UFC China em um duelo contra Petr Yan. E o protagonismo dentro do card com sede em Macau pode ser fundamental para o brasileiro, ex-campeão peso-mosca (57 kg), avançar ainda mais na categoria dos galos (61 kg) e vislumbrar um bicampeonato dentro do Ultimate. Recentemente, outro atleta do país tupiniquim trilhou uma trajetória bem similar de sucesso dentro da principal liga de MMA do mundo: Alex Pereira.
Assim como Poatan, que migrou dos pesos-médios (84 kg) para os meio-pesados (93 kg), Deiveson também decidiu subir de categoria de peso em busca de um segundo cinturão dentro do UFC. Curiosamente, ambos oficializaram a mudança de divisão de peso após sofrerem reveses em disputas de títulos nas categorias de baixo. Com três vitórias seguidas desde que adentrou aos pesos-galos e o quinto lugar do ranking assegurado, 'Deus da Guerra', como é conhecido, pode garantir o almejado title shot caso desbanque o ex-campeão Petr Yan, número 3 do ranking, neste sábado.
Relacionadas
"Até o momento, ainda não (conversa com o UFC). Mas estou bem confiante que nessa luta, passando por ele (Petr Yan) que é um grande lutador e não dá luta fácil para ninguém, espero passar fácil por ele para que eu possa ter essa chance. O que está dentro da minha cabeça é uma estratégia muito boa. É colocar esse coração e essa vontade na ponta da luva e sair com a vitória para que a gente possa ter mais um cinturão no Brasil. Lutar pelo cinturão contra o Merab. Quero ter essa vitória para que o patrão me dê essa oportunidade", projetou o brasileiro em entrevista exclusiva à Ag Fight.
Seleto grupo de bicampeões
Em busca do bicampeonato, Figueiredo quer se juntar a uma seleta lista de atletas que conseguiria se sagrar campeões em duas categorias de peso distintas no UFC. Caso obtenha êxito na meta, Deiveson se tornaria o terceiro brasileiro a atingir tal marca, ao lado de Amanda Nunes e Alex Poatan. Outros nomes lendários do MMA também engrossam a lista: Jon Jones, Henry Cejudo, Conor McGregor, Georges St-Pierre, Daniel Cormier, B.J. Benn e Randy Couture.
Preferência do campeão pode encurtar caminho
Caso tenha o braço erguido contra Petr Yan e confirme a ótima fase na nova categoria, Deiveson, ao menos na teoria, ficaria na terceira posição do ranking, atrás somente de Umar Nurmagomedov e Sean O'Malley, números 2 e 1 da lista, respectivamente. Como Merab Dvalishvili acabou de dominar 'Sugar' em uma disputa de título no Noche UFC, o principal concorrente do brasileiro ao posto de próximo desafiante ao cinturão é o primo de Khabib Nurmagomedov.
Invicto no MMA profissional, o wrestler russo já foi indicado confirmado verbalmente por Dana White como o próximo da fila. Porém, o campeão já deixou claro que não pretende enfrentar Umar na próxima rodada e revelou que prefere medir forças contra Deiveson pelo cinturão. Sendo assim, um novo triunfo do brasileiro no UFC China pode ser o ingrediente necessário para que Figueiredo eventualmente fure a fila e consiga pleitear o posto de bicampeão da empresa no futuro próximo.