Lutador que nasceu surdo e último algoz de Jon Jones ouve pela primeira vez
05/01/2025 10h18
A virada de ano de 2024 para 2025 com certeza foi a mais especial da vida de Matt Hamill. Surdo desde o nascimento, o ex-lutador do UFC revelou que, pela primeira vez em mais de 40 anos, foi capaz de ouvir.
O momento especial, compartilhado ao lado de sua família, foi possível graças a um aparelhagem de equipamentos auditivos de última linha adquiridos por 'The Hammer', como o americano ficou conhecido durante sua carreira no MMA.
Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), Hamill posou ao lado de seus filhos e dividiu um relato emocionante, que sensibilizou seus seguidores. Durante sua trajetória no UFC, que durou de 2006 até 2013, Matt competiu na categoria dos meio-pesados (93 kg). O americano pendurou as luvas com um cartel de 13 vitórias e oito derrotas no MMA profissional.
"Acabei de adquirir os aparelhos auditivos digitais mais potentes já fabricados. Pela primeira vez em 41 anos, posso finalmente ouvir as vozes dos meus filhos, o som das pessoas andando e rindo. Finalmente ouvi a voz da minha mãe e ela chorou. Estou ansioso para ouvir a voz do meu irmão Pat também. Só espero que ele não tenha uma voz de buzina de nevoeiro. Isso é incrível, embora eu saiba que levará tempo para me adaptar a tudo isso. Feliz Ano Novo!", celebrou o veterano dos esportes de combate.
Único algoz da carreira de Jon Jones
Além de ser o primeiro lutador surdo a competir no octógono do UFC, Hamill ainda ficou conhecido por outro feito, ainda mais notório. Afinal de contas, o americano é simplesmente o único atleta que possui uma vitória sobre o 'GOAT' do MMA Jon Jones. Em dezembro de 2009, quando se enfrentaram, 'Bones', na posição de ground and pound, aplicou cotoveladas de cima para baixo no rival que, apesar de atualmente permitidas, eram proibidas à época nas regras da modalidade. Sendo assim, o árbitro interrompeu o confronto e desqualificou o então prospecto em ascensão, dando o triunfo, consequentemente, para The Hammer.
Até hoje, mais de 15 anos depois, essa é a única 'marca' no cartel quase intacto de Jon Jones. Após a recente mudança das regras, que teriam evitado o revés caso estivessem vigentes em 2009, Hamill propôs que ele e o atual campeão peso-pesado do UFC resolvessem o histórico existente com outro combate. Obviamente a proposta não foi concretizada, já que Matt já se aposentou e não compete profissionalmente desde 2018.