Companhia aérea se defende em nota sobre retirada de Khabib do voo
14/01/2025 10h42
A polêmica a respeito da retirada de Khabib Nurmagomedov de um voo de Las Vegas (EUA) para São Francisco segue rendendo. O ocorrido em questão aconteceu no último sábado (11) e viralizou nas redes sociais. Como o ex-campeão do peso-leve (70 kg) do UFC já deu sua versão sobre o episódio, agora foi a vez da companhia aérea 'Frontier Airlines' se posicionar a respeito.
Aparentemente, o imbróglio teve início por conta da presença de Khabib em uma poltrona localizada em uma das saídas de emergências da aeronave e de sua capacidade de se comunicar em inglês para, em caso de necessidade, auxiliar os demais passageiros do voo. Ao ser informada de que a língua não seria um problema pelo veterano, a funcionária da empresa o convidou a mudar de assento.
Relacionadas
Após o ex-lutador resistir, a funcionária o avisou que um supervisor seria chamado para escoltá-lo para fora da aeronave. Na sequência, Khabib se levantou de sua poltrona e deixou o voo. Como o russo reclamou publicamente e classificou o comportamento da tripulação como rude, a 'Frontier Airlines', em comunicado oficial enviado ao site 'MMA Fighting', detalhou o episódio e informou que sua equipe cumpriu os procedimentos corretamente.
"No dia 11 de janeiro de 2025, enquanto o voo 4401 de Las Vegas para São Francisco se preparava para decolar, um comissário de bordo iniciou o briefing habitual para passageiros da fileira da saída de emergência. O cliente Khabib Nurmagomedov foi questionado várias vezes se estava disposto e poderia ajudar em caso de emergência. De acordo com o comissário de bordo, o Sr. Nurmagomedov não respondeu, apesar das repetidas tentativas, o que o colocou em não conformidade com os requisitos da FAA. O comissário de bordo informou ao Sr. Nurmagomedov que ele poderia ser movido para um assento diferente com upgrade ou sair do avião", explicou a empresa.
Preconceito?
Se sentindo injustiçado, Khabib indicou que a postura irredutível adotada pelos funcionários da companhia aérea pode ter sido de ordem xenofóbica, já que é russo e muçulmano. Inclusive, parte dos fãs criticou a 'Frontier Airlines' após o episódio viralizar nas redes sociais e cogitou boicotá-la. No entanto, a empresa negou veementemente que o ex-campeão do UFC foi retirado da aeronave por conta de sua etnia.
"Vídeos que circulam nas redes sociais não capturam essa interação e, em vez disso, mostram uma interação subsequente após um agente de portão entrar no avião e reiterar a opção de ser realocado. Como resultado da falta de resposta inicial do cliente e das repetidas recusas de mudança de assento, ele foi solicitado a desembarcar conforme a política da companhia aérea e da FAA. A decisão de desembarcar o cliente não estava de forma alguma relacionada à sua etnia e nós o reembolsamos, assim como seus companheiros de viagem, pelos voos", concluiu
Histórico de Khabib no MMA
Khabib Nurmagomedov, de 36 anos, é considerado por parte da comunidade do MMA um dos melhores e mais dominantes lutadores da história do esporte. Em sua carreira, o russo disputou 29 lutas, venceu todas e defendeu o título do peso-leve do UFC em três oportunidades. Os triunfos de maior destaque do ex-campeão da companhia foram sobre Conor McGregor, Dustin Poirier, Edson Barboza, Justin Gaethje e Rafael dos Anjos. Em 2022, o ícone da modalidade passou a integrar o Hall da Fama da empresa.