Acidente com tampa de bueiro encerra de forma precoce o 1º treino da F1 em Las Vegas

O aguardado GP de Las Vegas de Fórmula 1 começou mal nesta sexta-feira. Um acidente com uma tampa de bueiro, no meio da pista, encerrou de forma precoce o primeiro treino livre no circuito de rua dos Estados Unidos. O objeto atingiu o carro do espanhol Carlos Sainz Jr., da Ferrari.

O acidente, que causou diversos danos ao carro de Sainz, provocou o fim do treino logo aos 10 minutos, adiando as primeiras impressões dos pilotos sobre o novo circuito da F-1. Os danos da pista também adiaram a realização da segunda sessão, que começou apenas na madrugada em Las Vegas.

A tampa do bueiro se soltou com força e atingiu em cheio o assoalho da Ferrari de Sainz. Incidente parecido aconteceu também com o francês Esteban Ocon, da Alpine. "Após uma inspeção da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), foi descoberto que uma estrutura de concreto ao redor de uma tampa de bueiro causou um incidente durante o primeiro treino livre", informou a F1.

Tanto a Ferrari quanto a Alpine revelaram que precisariam fazer ajustes em seus carros para participar do segundo treino livre. As alterações, contudo, infringiram as regras da F1. E a categoria anunciou horas depois que Sainz sofreria punições no grid de largada da corrida de domingo.

De acordo com os comissários, o espanhol vai perder 10 colocações na largada porque a Ferrari trocou diversos componentes da sua unidade de potência, extrapolando os limites de mudança ao longo da temporada.

Antes mesmo do anúncio da punição, o chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, demonstrara indignação com a falha na pista de Las Vegas. "O acidente danificou completamente a célula de sobrevivência, o motor, a bateria. Acho que é inaceitável. Nos custou uma fortuna. F*** a sessão do Carlos. Certamente não faremos parte do segundo treino livre. Isso é inaceitável para a F1", criticou.

Deixe seu comentário

Só para assinantes