Vila Nova vence Ceará, volta ao G-4 e depende apenas de si para garantir o acesso na Série B
O Vila Nova-GO depende apenas de si para conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. Na tarde deste sábado, recebeu o Ceará, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, pela 37.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e fez o dever de casa, batendo o time nordestino pelo placar de 3 a 1. Com isso, voltou ao G-4, zona de acesso, a uma rodada do fim da competição nacional.
Com esta oportuna vitória, o Vila Nova chegou aos 61 pontos e pulou para a quarta colocação da tabela de classificação. A vitória o deixa em posição mais tranquila na briga pelo acesso. O time goiano precisa apenas vencer o lanterna ABC, em Natal (RN), na última rodada, que estará garantido na Série A de 2024. Enquanto isso, o Ceará estacionou nos 50 pontos e segue em 11.º lugar, apenas cumprindo tabela. Muito pouco para quem inicio a temporada como um dos favoritos ao acesso.
O jogo começou com muita emoção. Logo no primeiro minuto, Marcelinho cobrou escanteio aberto e contou com um desvio para a bola bater no travessão, quase abrindo o placar para o Vila Nova. Apenas um minuto depois, aos dois, Ronald invadiu a área e tocou para o meio. Warley tentou tirar, mas a bola sobrou nos pés de Juan Christian, que chutou com força, para o fundo do gol: 1 a 0.
O Ceará respondeu apenas aos 18, quando Erick Pulga recebeu na entrada da área após boa troca de passes, mas chutou para fora. Os visitantes passaram a pressionar, mas sem objetividade. Enquanto isso, o Vila Nova quase ampliou o marcador aos 28. Lourenço tentou de muito longe e chutou com força em direção ao ângulo, mas Bruno Ferreira salvou o Ceará.
E quando parecia que o primeiro tempo terminaria com a vantagem do time da casa, a história mudou. Aos 35, Janderson chutou cruzado e a bola bateu na mão de Rodrigo Gelado e o VAR chamou o árbitro, que assinalou pênalti para o Ceará. Bissoli foi para a cobrança, aos 39, e não desperdiçou, deixando tudo igual: 1 a 1.
Aos 48, Juan Christian teve a chance de colocar o Vila novamente à frente no placar, mas desperdiçou. Em saída errada na área, a bola sobrou para o camisa 11, que chutou fraco, em cima de Bruno Ferreira. Aos 52, o paredão do Ceará salvou mais uma. Desta vez, Cristiano arriscou de longe e o goleiro pegou no canto.
Na volta para o segundo tempo, o Vila buscou emplacar a mesma pressão do início do jogo, mas a defesa do Ceará voltou mais atenta. E foi dos visitantes a primeira chance perigosa. Jean Carlos cobrou falta da entrada da área e parou em Dênis Júnior, que salvou o Vila Nova.
Porém, não demorou muito para o time da casa voltar a dominar o placar. Aos oito, Ronald levantou na área e contou com o desvio de Richardson para a bola chegar em Juan Christian, que dominou e tocou com categoria, no ângulo de Bruno Ferreira.
E sem tempo a perder, a vantagem foi ampliada. Aos 10, Juan Christian mais uma vez chutou com perigo, para boa defesa de Bruno Ferreira. Mas no rebote a bola sobrou na cabeça de Caio Dantas, que tocou para o fundo do gol, fazendo 3 a 1 para o Vila Nova.
Aos 17, quase o quarto. Ronald roubou a bola próximo ao meio campo, partiu em velocidade e chutou com força, mas rente à trave. Aos 23, Janderson pegou a bola após vacilo da defesa rival e chutou, para defesa de Dênis. O jogo então esfriou, até que aos 36, Bruno Ferreira saiu da área para tirar a bola, mas acabou acertando Neto Pessoa e acabou expulso.
Sem substituições disponíveis, o Ceará ficou com um a menos em campo e com Saulo Mineiro no gol. Já garantido na Série B de 2024, o Ceará encerra a temporada no próximo sábado, em casa, diante do Juventude, no estádio Presidente Vargas.
FICHA TÉCNICA
VILA NOVA 3 X 1 CEARÁ
VILA NOVA - Dênis Júnior; Marcelinho, Rafael Donato, Eduardo Doma e Rodrigo Gelado; Cristiano, Igor Henrique (Ralf) e Lourenço (Sousa); Juan Christian, Caio Dantas (Neto Pessoa) e Ronald (João Lucas). Técnico: Higo Magalhães
CEARÁ - Bruno Ferreira; Warley (Richardson), Luiz Otávio, David Ricardo e Paulo Victor; Zé Ricardo (Lucas Ribeiro), Pedro Lucas (Nicolas) e Jean Carlos; Janderson (Pedrinho), Bissoli (Saulo Mineiro) e Erick Pulga. Técnico: Vagner Mancini.
GOLS - Juan Christian, aos dois e Bissoli, aos 39 do primeiro tempo e Juan Christian aos oito e Caio Dantas, aos 10 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Igor Henrique, Rodrigo Gelado, Lourenço (Vila Nova); Bissoli, Warley, Richardson, Janderson, David Ricardo (Ceará).
CARTÃO VERMELHO - Bruno Ferreira (Ceará)
ÁRBITRO - Jose Mendonca da Silva Junior (PR)
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.