Campeonato Inglês tem árbitro negro pela primeira vez em 15 anos

O ex-bombeiro Sam Allison, de 42 anos, se tornou nesta terça-feira o primeiro árbitro negro a comandar uma partida do Campeonato Inglês em 15 anos. Ele apitou a vitória do Luton Town sobre o Sheffield United por 3 a 2, um jogo que teve duas viradas e dois gols contra.

O que aconteceu

O primeiro árbitro negro a atuar no Campeonato Inglês foi Uriah Rennie, que comandou mais de 300 jogos da primeira divisão entre 1997 e 2008.

A Federação Inglesa de Futebol estabeleceu metas para aumentar a diversidade na arbitragem em toda a estrutura do esporte no país e busca um aumento de árbitras e árbitros negros ou asiáticos em todos os níveis em três anos.

De acordo com a federação, existem 32 mil árbitros atuando em todos os níveis do futebol na Inglaterra. Pouco mais de 8% se identificam como negros ou descendentes de asiáticos ou mestiços. O número cai para 4% no futebol profissional masculino.

O chefe do PGMOL (entidade que reúne os árbitros), Howard Webb, afirmou que a escalação de Allison acontece em um "momento crucial" para o esporte. No sábado, Rebecca Welch se tornou a primeira árbitra em um jogo do Campeonato Inglês, na vitória de Burnley por 2 a 0 sobre o Fulham.

O jogo comandado por Sam Allison aconteceu no estádio Bramall Lane, em Sheffield, e o árbitro distribuiu cinco cartões amarelos, todos para jogadores do time da casa.

Denúncia de racismo

A partida ainda ficou marcada por uma denúncia de racismo. Carlton Morris, atacante do Luton Town, denunciou ter ouvido comentários racistas da torcida adversária durante a partida.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes