Piloto espanhol sofre grave acidente de moto no Rally Dakar

Neste domingo (7), pelo segundo dia de Rally Dakar na Arábia Saudita, Carles Falcón sofreu um grave acidente pela categoria Motos. O piloto espanhol da TwinTrail Racing Team foi socorrido por helicóptero e transferido ao hospital de Al Duwadimi.

Carles Falcón ficou inicialmente em uma condição "grave" após o acidente, de acordo com comunicado dos organizadores.

"Ele caiu no fim do estágio. Chegamos com o médico que o encontrou em um estado complicado. Ele não tinha pulso e precisou ser ressuscitado", afirmou o diretor da prova, David Castera.

Em nota oficial, a equipe de Falcon declarou que ele foi colocado em coma induzido e permanecerá no hospital em Riad por pelo menos uma semana.

Falcón sofreu um edema cerebral e uma fratura na coluna vertebral, com necessidade de cirurgia. Seu colega de equipe, Isaac Feliu, não continuará na corrida e viajou para ficar ao lado de Falcon.

O espanhol disputou o Dakar pela segunda vez. Em 2022, ele terminou na 68ª colocação geral.

Peterhansel brilhou e brasileiros em disputa

O francês Stéphane Peterhansel, que tem 14 títulos do Rally Dakar (oito na categoria Carros e seis de Motos), alcançou sua 50ª vitória em uma etapa especial da prova hoje e igualou o recorde do tetracampeão Ari Vatanen, o finlandês voador, que já está aposentado.

Peterhansel disputa o evento desde 1988 e, ao lado do compatriota Edouard Boulanger, está em nono na classificação na categoria Carros após duas etapas.

Logo na sua frente estão o brasileiro Lucas Moraes e o navegador espanhol Armand Monleón. Com uma estratégia conservadora no trajeto entre Al Henakiyah e Al Duwadimi (um ritmo moderado no início para evitar quebras mais adiante), eles terminaram o dia na nona colocação.

Continua após a publicidade

"Estamos entre os dez primeiros, ou seja, juntos dos líderes. Vamos focar em cada dia individualmente, sempre pensando em chegar bem no final", explicou o piloto. "No geral, foi uma especial bem difícil. Tinha muitas erosões cruzando a pista e, às vezes, elas apareciam do nada, em trechos onde a gente estava andando muito rápido."

Na categoria UTV T4, a dupla Rodrigo Varela/Enio Bozzano Júnior teve problemas de navegação e terminou em nono lugar neste domingo e agora ocupa a vice-liderança na classificação. Eles competem com um carro improvisado por causa de ataques piratas na região onde passaria o navio que levava seu veículo para a Arábia Saudita.

Já Marcelo Medeiros conseguiu a segunda vitória consecutiva na categoria Quadriciclos e ampliou vantagem na classificação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes