Gre-Nal: pós-clássico tem suspeita de racismo e goleiro acusado de agressão

O Grêmio emitiu uma nota oficial repudiando um possível ato de injúria racial que teria sido praticado por um torcedor do Internacional em direção aos gremistas durante o Gre-Nal realizado no sábado, com vitória do time colorado por 1 a 0, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe tricolor, baseada em um vídeo viralizado nas redes sociais, pede que o caso seja investigado pelos órgãos responsáveis.

"O Grêmio tomou conhecimento de uma imagem feita no último sábado, durante o clássico, que mostra um torcedor da torcida adversária fazendo gestos em direção à torcida Tricolor que podem configurar o crime de injúria racial. Durante o domingo, a organização 'Observatório da Discriminação Racial no Futebol' se manifestou informando que vai monitorar os desdobramentos do caso. O Grêmio defende que o fato seja investigado pelos órgãos competentes, para que seja devidamente esclarecido, e eventuais medidas cabíveis sejam tomadas", disse o clube, que repudiou qualquer tipo de ato discriminatório.

"O Grêmio repudia qualquer ato discriminatório, como vem fazendo ao longo da sua história, e vai atuar sempre em benefício da inclusão e da verdade dos fatos. E desde já manifesta solidariedade com os torcedores que possam ter sofrido discriminação", concluiu.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Para que uma investigação aconteça por parte da Procuradoria, o Grêmio precisa entrar com uma Notícia de Infração. O clube não revelou se já entrou com a medida.

Goleiro do Grêmio é acusado de agredir criança

O goleiro Caíque, reserva na derrota do Grêmio para o Internacional, está sendo acusado de agredir uma criança após o clássico. Os familiares da mesma registraram um Boletim de Ocorrência, exigindo uma representação criminal contra o goleiro.

"Informa o comunicante que, na data e horário supracitados, encontrava-se com seus filhos no estádio Beira-Rio, assistindo ao Gre-Nal. Que estavam na segunda fileira, próximo ao acesso dos jogadores. Refere que, ao final do jogo, quando os jogadores acessavam o túnel de saída, o goleiro do Grêmio, Caíque, arremessou um objetivo, que se assemelha a uma bola feita de esparadrapos, e acertou seu filho, a vítima. Que o ocorrido deixou uma marca vermelha no peito da vítima. Caíque não falou nada, apenas arremessou e continuou andando. Vítima encaminhada para exame de lesões. Deseja representar criminalmente contra o acusado. Nada mais", disse o B.O.

O Grêmio ainda não se pronunciou sobre o ocorrido e deve tratar o caso internamente. O goleiro também não deu o seu parecer, até a tarde desta segunda-feira, sobre o caso.

Com a derrota para o Internacional, o Grêmio caiu para o 12º lugar, com 35 pontos, três na frente do Corinthians, o primeiro dentro da zona de rebaixamento. O próximo desafio é diante do Atlético-GO, no sábado, às 16h30, em Porto Alegre.

2 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Raquel de Souza Caroci Silva

Uma palhaçada falar que o goleiro tentou agredir ou teve a intenção de agredir alguém, muito menos uma criança. Reportagem no mínimo sensacionalista. Existe uma diferença enorme entre o que existiu de verdade e o que é uma agressão, principalmente uma agressão contra um criança. Esta claro que ele nao teve a intenção de acertar ninguém, muito mesmo buscou propositalmente acertar uma criança. Não sou gremista mas sou solidário com o goleiro Caíque. Temos sim que punir agressão física ou verbal que realmente existe no futebol e no país.  

Denunciar

Melquiades Isidoro Camara Nunes

Esse negócio de arremessar objetos tem que acabar no futebol brasileiro e mundial, olha no que pode dar uma coisa sem talvez intenção de agredir. Torcedor arremessa objetos em campo, por exemplo, se for do time mandante o time perde mando de jogo para o próximo jogo, se for torcedor visitante o time visitante tem a mesma punição. Ou punições outras, mas que sejam punição em todos os casos em que algum objeto, mesmo uma bolinha de papel ou copo, seja arremessado pela torcida. Os clubes irão tomar cuidado em deixar crimino..sos participar de jogos. Se bem, será que o Judiciário e os legisladores permitirão????

Denunciar