Santos aposta em elenco 'encorpado' e tabu na Vila para manter o topo da Série B

O Santos entra em campo nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), para enfrentar o Ceará, com a responsabilidade de se manter na primeira colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Para não falhar em sua missão, o técnico Fábio Carille conta com dois trunfos: o primeiro é a volta de jogadores experientes como Gil, Escobar e Diego Pituca em um momento decisivo. O outro, é defender uma escrita de nunca ter perdido para o rival do nordeste atuando como mandante.

Com 56 pontos ao lado do Sport, mas no topo da tabela pelos critérios de desempate, o time santista sabe que não pode falhar sob o risco de comprometer não só a liderança, mas o objetivo de buscar o acesso à elite. Um novo revés e triunfos de Sport (56) e Novorizontino (54) colocariam a equipe de Fábio Carille em terceiro lugar. Quarto colocado com 53 pontos, o Mirassol poderia se igualar à equipe do litoral em caso de vitória na rodada.

O técnico Fábio Carille, no entanto, tem motivos para crer em uma volta por cima após a derrota de 3 a 2 para a Chapecoense. O setor defensivo conta com os retornos do experiente zagueiro Gil e o lateral-esquerdo Escobar. No meio-campo, Diego Pituca reaparece. O trio retorna à equipe titular após cumprir suspensão. O único desfalque será na defesa. Com fadiga muscular, JP Chermont dá lugar a Hayner.

Aos 37 anos e acostumado a enfrentar todo tipo de pressão, Gil entende que a concentração do elenco pode fazer a diferença. "É ter humildade quando tiver que marcar e jogar quando estiver com a bola. Precisamos colocar em prática aquilo que a gente treinou. Temos liberdade para jogar e tentar o que o professor pede na parte ofensiva. Aqui atrás, precisamos é ser consistentes", afirmou o defensor.

Com 51 pontos, o Ceará vem embalado por dois triunfos seguidos e busca uma vaga na zona de acesso. Diante de um rival motivado e com chances de buscar um retorno à elite, o zagueiro Gil reforçou seus cuidados com o rival.

"Não tenho dúvidas de que vai ser um jogo muito importante e sabemos da dificuldade que vamos encontrar. Um resultado positivo é fundamental para aquilo que queremos buscar até o fim do campeonato", comentou o atleta.

Além do retorno do trio que estava suspenso, Carille ganha mais opções de escalar o time com a reintegração do venezuelano Rincón. O volante defendeu seu país nos jogos da Data Fifa, mas já treinou com os companheiros. No ataque, Carille ainda tem uma dúvida: Willian Bigode e Otero brigam por uma vaga.

Além do retorno dos titulares e peças importantes que encorpam o plantel, uma escrita favorável diante do Ceará é outra atração do confronto. O Santos nunca perdeu para o Ceará atuando como mandante. Em nove jogos, os santistas obtiveram cinco vitórias e quatro empates.

Mas se na Vila o clima é de otimismo, o ambiente no Ceará também é de entusiasmo após a vitória de 2 a 1 sobre o Ituano. Sem problemas de escalação, o treinador Léo Condé jogou a responsabilidade para os donos da casa. "O Santos é favorito por tudo que representa. Vamos para a Vila Belmiro com o intuito de fazer uma grande partida e obter um resultado satisfatório", afirmou o comandante do Ceará.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA:

SANTOS X CEARÁ

SANTOS - Gabriel Brazão; Hayner, Gil, Luan e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Willian Bigode (Otero), Guilherme e Wendel Silva: Fábio Carille.

CEARÁ - Bruno Ferreira; Rafael Ramos, David Ricardo, João Pedro e Matheus Bahia; De Lucca, Lourenço e Lucas Mugni; Aylon, Erick Pulga e Saulo Mineiro. Técnico: Léo Condé.

ÁRBITRO - Rafael Klein (RS).

HORÁRIO - 19 horas.

Continua após a publicidade

LOCAL - Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP).

Deixe seu comentário

Só para assinantes