Bia Haddad busca nova virada e Brasil lidera confronto com a Argentina na Billie Jean King Cup

Com mais uma dose de sofrimento e emoção, Beatriz Haddad Maia buscou uma nova virada no confronto entre Brasil e Argentina na Billie Jean King Cup, neste sábado. A tenista número 1 do Brasil superou Solana Sierra, 154ª do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 6/1, em 1h51min, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

O resultado marca a reviravolta na série, com o Brasil liderando pela primeira vez, por 2 a 1. Agora o time nacional só precisa de mais uma vitória para triunfar no confronto disputado em melhor de cinco jogos. O favoritismo poderá ser sacramentado na próxima partida, entre Laura Pigossi, 129ª do mundo, e Jazmin Ortenzi, 274ª do ranking.

Se a medalhista olímpica for superada, o duelo será definido na partida de duplas. Pela escalação inicial do capitão Luiz Peniza, a parceria brasileira seria formada por Bia e Ingrid Martins contra as argentinas Martina Taborda e Melany Krywoj.

Bia soma agora duas vitórias em dois jogos neste duelo válido pelos playoffs da Billie Jean King Cup. Tenista mais bem ranqueada do confronto, a 17ª do mundo soube controlar os nervos e a agressividade da rival de apenas 20 anos, que já foi finalista de Roland Garros e semifinalista do US Open no juvenil.

Na sexta, a brasileira já havia disputado uma "batalha" de 2h36min com Jazmin Ortenzi. A anfitriã precisou salvar dois match points para buscar a virada após estar com desvantagem de 6/3 e 5/2 no placar.

O roteiro da partida deste sábado lembrou justamente o primeiro jogo de Bia, na sexta. O set inicial foi marcado pelo domínio argentino. No embalo da vitória de virada sobre Laura Pigossi no dia anterior, Sierra começou em ritmo fulminante. Ela disparava bolas vencedoras com facilidade, esbanjando agressividade e velocidade em quadra.

Sem dificuldades, faturou duas quebras de saque em sequência e abriu 4/0. Bia venceu seu game de honra na parcial, mas sequer esboçou reação. A brasileira "entrou" em quadra somente no segundo set ao salvar dois break points logo no primeiro game. Ela cresceu em quadra e teve chances de quebrar o saque da argentina pela primeira vez na partida no quarto game, sem sucesso.

Mas uma nova oportunidade surgiu no equilibrado set quando a tenista da casa fez 5/4 e 0/40, no saque da rival. Foram seis set points até a brasileira confirmar a quebra de saque. Ela fechou o set e empatou a partida, forçando a disputa da terceira parcial.

Bia aproveitou o momento favorável e começou o terceiro set em alto nível, confirmando seu game de serviço com tranquilidade. Na sequência, se impôs no saque da argentina, abrindo 2/0. Sem sustos, a brasileira fez 4/0 e encaminhou o triunfo sem sobressaltos, com direito a nova quebra.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.