João Fonseca repete feito de nº 1 do mundo com vitória no quali do Australian Open
08/01/2025 07h34
O brasileiro João Fonseca igualou um feito de Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, ao vencer Coleman Wong, de Hong Kong, por 2 sets a 0 (6/0 e 6/3), pelo qualificatório do Australian Open.
O triunfo sobre Wong contou com mais um "pneu" - vencer um set sem ceder um game sequer ao adversário - na competição. O segundo "pneu" consecutivo fez o brasileiro entrar numa restrita lista em qualificatórios de Grand Slams. Desde o ano 2000, apenas quatro tenistas alcançaram dois seguidos nesta fase e um deles foi o italiano Jannik Sinner, no quali do US Open de 2019.
Os outros dois a atingirem o feito foram o americano Frances Tiafoe, no Aberto da Austrália de 2017, e o argentino Guillermo Coria, em Roland Garros de 2000. Ambos também entraram no top-10 do ranking anos depois.
Fonseca alcançou a terceira e última rodada do quali e agora só precisa de mais uma vitória para entrar pela primeira vez na carreira numa chave principal de um torneio de Grand Slam, os mais prestigiados do circuito profissional.
Seu próximo adversário será o argentino Thiago Agustín Tirante, atual 115º do mundo. Será o terceiro confronto entre os dois tenistas. O primeiro, em 2022, foi vencido pelo argentino. O brasileiro devolveu o resultado no ano passado, no Torneio de Santiago, no Chile.
Promessa do tênis mundial, Fonseca vive seu melhor momento desde a estreia entre os profissionais, na temporada passada. Ele vem de dois títulos consecutivos. Antes do Natal, foi campeão do Torneio Next Gen, que reuniu os oito melhores do mundo com até 20 anos de idade na Arábia Saudita - foi o primeiro sul-americano a levantar esse troféu. E, na primeira semana deste ano, ele foi campeão do Challenger de Camberra, na Austrália.
Com os títulos em série e o resultado da última terça, Fonseca soma agora 12 vitórias consecutivas, se aproximando cada vez mais do almejado top-100. O brasileiro subiu para o 113º, a melhor colocação da carreira, na última segunda-feira (6).