UOL Esporte Últimas Notícias
 
30/01/2010 - 23h14

Cabañas desperta, fala, mas continua em perigo, segundo médicos

Da EFE
Na Cidade do México (México)*
  • Jogadores de Cerro Porteño e Tacuary homenageiam Cabañas

    Jogadores de Cerro Porteño e Tacuary homenageiam Cabañas

O paraguaio Salvador Cabañas, goleador do América mexicano, recuperou neste sábado a consciência e falou algumas palavras em guarani cinco dias depois de ter sido submetido a uma cirurgia por causa de um ferimento à bala na cabeça, informaram os médicos.

O neurocirurgião mexicano Ernesto Martínez qualificou de "surpreendente e satisfatória" a evolução mostrada por Cabañas, desde que nos últimos cinco dias esteve sedado na sala de tratamento intensivo.

"Ele está falando normalmente, respondendo às perguntas e cumprimentando médicos e familiares", comentou Martínez, que confirmou que ao readquirir a consciência o jogador falou em guarani com membros de sua família e com os médicos paraguaios que chegaram ao México para assisti-lo.

O médico mexicano assinalou que Cabañas é capaz de movimentar suas extremidades, que foi retirada a ajuda respiratória, mas que sua condição de saúde ainda é grave, assinalando que se manterão todos os cuidados possíveis para o paraguaio melhorar sua condição.

"Ainda existem muitos riscos, como infecções e sangramentos, mas a situação é muito favorável", disse Martínez, que não sabe se o atacante voltará a jogar. "Ainda não sabemos, mas até agora não apareceram problemas em suas funções primárias".

* Com agências internacionais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host