UOL Esporte Últimas Notícias
 
31/03/2010 - 12h02

Comitê olímpico italiano pede suspensão de um ano para Mutu por doping

Da EFE
Em Roma (Itália)

A Procuradoria Antidoping do Comitê Olímpico Italiano (Coni) solicitou nesta quarta-feira um ano de suspensão para o jogador romeno Adrian Mutu, da Fiorentina, por ter testado positivo para a substância sibutramina em exames realizados nos dias 10 e 20 de janeiro na Itália.

Segundo uma nota do Coni publicada hoje, a Procuradoria passou nesta quarta-feira o assunto ao Tribunal Nacional Antidoping para que este decida sobre a possível violação por parte de Mutu do artigo 2.1 do código da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

As autoridades do Coni pedem a suspensão de Mutu por um ano com base no artigo 10.4 do mesmo código da Wada.

O romeno testou positivo para sibutramina após o jogo entre Fiorentina e Bari no dia 10 de janeiro pelo Campeonato Italiano e depois da partida entre Fiorentina e Lazio no dia 20 de janeiro pela Copa da Itália.

Mutu já foi suspenso em 29 de janeiro pelo primeiro exame positivo para sibutramina, substância estimulante que anula os efeitos da fome.

Após a notícia do primeiro exame, o jornal romeno Prosport informou que a mãe de Mutu tinha enviado semanas antes ao filho uma série de remédios para acelerar a recuperação do jogador após uma cirurgia no joelho.

Supostamente, algum desses medicamentos, segundo o jornal, continha a substância proibida detectada no sangue de Mutu. A sibutramina é um componente habitual de remédios para emagrecimento.

Mutu já testou positivo para cocaína em 2004, quando jogava pelo Chelsea.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host