UOL Esporte Últimas Notícias
 
17/05/2010 - 06h48

Nadal recupera vice-liderança e mira novamente o topo em Roland Garros

Da EFE
Em Madri (Espanha)
  • Roger Federer e Rafael Nadal travarão nova disputa pela liderança do ranking em Roland Garros

    Roger Federer e Rafael Nadal travarão nova disputa pela liderança do ranking em Roland Garros

Com a vitória na final do Masters 1000 de Madri, na Espanha, sobre o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal recuperou a segunda colocação no ranking mundial e já ameaça a liderança do rival, o que pode ocorrer já no próximo Grand Slam em Roland Garros, que começa na próxima semana.

Nadal ultrapassou o sérvio Novak Djokovic e aparece na lista com 6.880 contra 6.405 do agora terceiro colocado no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), em que o espanhol já liderou entre agosto de 2008 e julho de 2009, até perder a colocação para o suíço Roger Federer.

Para o espanhol retomar a primeira posição na lista é preciso que ele volte a conquistar o título de Roland Garros, onde venceu em 2005, 2006, 2007 e 2008, além de contar com uma derrota de Roger Federer antes da semifinal. A missão, porém, é difícil. Desde a edição de 2005, Federer sempre esteve entre os finalistas do Grand Slam francês. Se repetir o resultado dos últimos anos em Paris o suíço alcança o recorde de 286 semanas na liderança do ranking, igualando o norte-americano Pete Sampras.

No ranking desta segunda-feira, Federer tem 10.030 pontos, com vantagem de 3.150 pontos. Quem conseguiu ganhar posições foi o espanhol Nicolás Almagro, que com a semifinal alcançada em Madri chegou à 22ª colocação, pulando 13 colocações.

Para os brasileiros, a semana não foi boa no ranking. Thomaz Bellucci perdeu duas posições e agora é o 28º colocado com 1.482 pontos. O segundo melhor do país no ranking é o paulista Ricardo Mello, que subiu uma posição e ocupa a 91ª colocação com 575 pontos. Já o gaúcho Marcos Daniel deixou o top 100 e aparece na 107ª posição.

Irmãs Williams voltam a dominar o ranking feminino

Após sete anos, as irmãs norte-americanas Serena e Venus Williams voltaram a fazer uma “dobradinha” em família no ranking divulgado nesta segunda-feira pela WTA, ocupando as duas primeiras colocações com a ultrapassagem da mais velha Venus contra a dinamarquesa Caroline Wozniacki.

Venus Williams ficou com o vice-campeonato do Premier de Madri, na Espanha, onde perdeu a final para a francesa Aravane Rezai. A norte-americana aparece agora com 6.386 pontos contra 5.630 da dinamarquesa Wozniacki.

O ranking da semana também ficou marcado pela queda da russa Dinara Safina, ex-número 1 do mundo, que perdeu quatro posições e agora é apenas a nona colocada na lista. Outras duas ex-líderes perderam posições. A russa Maria Sharapova caiu da 12ª para a 13ª colocação, enquanto Justine Henin perdeu três postos, indo de 20ª para 23ª no ranking.

As tenistas brasileiras seguem longe do top 100, mas a melhor colocada do país no ranking ganhou quatro posições nesta semana. Maria Fernanda Alves pulou de 254ª para 250ª, seguida de Ana Clara Duarte, que ganhou 14 posições e foi de 314ª para 300ª.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host